Falta de vidro na china causa prejuízo na indústria de energia solar
A escassez de vidro para produção de painéis de energia solar, que já está prejudicando a produção de painéis solares da China, deve persistir até o primeiro semestre deste ano. Impulsionada pela crescente preferência por módulos bifaciais – que produzem energia de ambos os lados do painel – e painéis maiores, a demanda está ultrapassando a adição de capacidade de produção, dizem eles. Uma corrida de instalação no último trimestre do ano piorou o déficit.
Leia também
“No curto prazo não podemos fazer nada. Apenas aceitamos o alto preço do vidro solar … Agora a escassez diminuiu, mas é porque os fabricantes de módulos ajustaram as capacidades, atrasaram as vendas e reduziram as receitas”.
A China é o maior fabricante mundial de produtos de energia solar, com quase 80% da capacidade mundial de produção de painéis solares em 2019.
-
White Martins se posiciona a frente no mercado de hidrogênio verde, “combustível do futuro”, e já prepara segunda fábrica, mas mercado segue travado sem regulamentação do governo
-
Energia renovável em Minas Gerais ganha incentivo com nova medida tributária
-
Energias renováveis se tornarão a maior fonte de eletricidade do mundo até 2026
-
Eis o hidrogênio branco: “combustível do futuro” limpo, barato e abundante que especialistas dizem estar pronto para ser explorado
Painéis Bifaciais
A demanda por vidro da China também tem aumentado na indústria de energia solar devido à crescente proeminência de painéis bifaciais, que revestem a parte superior e inferior com vidro, permitindo um ligeiro aumento na geração de energia a partir da luz solar refletida no solo.
Espera-se que esses painéis de energia solar representem metade do mercado em 2022, ante cerca de 14% no ano passado, de acordo com analistas da Sunwah Kingsway da China.
Os fabricantes de vidro para energia solar da China dispararam este ano, com a Xinyi Solar Holdings Ltd. mais que dobrando e o Flat Glass Group Co. quase quadruplicando em valor de mercado em Hong Kong. As ações despencaram na quarta-feira, com a especulação de que os controles de capacidade poderiam ser suspensos e uma vitória democrata nas eleições americanas não se materializou.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.