“Aumentem a produção ou saiam do país” alerta Ministério do Petróleo da Venezuela a empresas petroleiras estrangeiras

Roberta Souza
por
-
21-01-2021 16:03:50
em Petróleo, Óleo e Gás
Petróleo, Venezuela, produção

O objetivo do comunicado da Venezuela é garantir o aumento na produção de petróleo

A Venezuela, país com maiores reservas de petróleo do mundo, advertiu as licenças das petrolíferas estrangeiras Chevron e a Repsol, para ajudar a aumentar a produção, no intuito de não pararem de explorar no país. A Petróleos da Venezuela e o Ministério do Petróleo de Caracas enviaram uma carta no mês passado a todos os 19 parceiros da joint venture cujos contratos acabarão em 2026, para saber quais as intenções de exploração.

ANÚNCIO

Veja também outras notícias do dia:

Segundo a carta, todas as empresas petrolíferas tinham até dia 15 de janeiro para responder e as companhias ainda podiam solicitar uma renovação de contrato com o país.

A Venezuela buscará novos parceiros se os presentes não se manifestarem e ajudarem a reativar a indústria petrolífera em colapso, após anos de má gestão e sanções dos Estados Unidos.

A Chevron, com sede nos Estados Unidos, é uma das grandes empresas mundiais do ramo energético, especialmente petrolífero. Embora as sanções tenham efetivamente impedido a empresa de produzir petróleo na Venezuela desde abril, a empresa foi autorizada a realizar transações consideradas essenciais para proteger seus ativos.

A Petróleos de Venezuela informou que a empresa está tentando revisar os acordos de joint venture e apresentar novos parceiros antes que a licença atual expire. Como as empresas estrangeiras têm medo de entrar em conflito com as sanções, a maioria dos projetos não tem quase nada.

As exportações de petróleo da Venezuela caíram no ano passado para o nível mais baixo em cerca de 70 anos.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos