Audi apresentou oficialmente o novo RS3 2025 com mudanças pontuais mas impactantes. O modelo manteve o motor cinco cilindros de 401 cavalos, mas trouxe ajustes eletrônicos no diferencial traseiro, novos pneus e melhorias aerodinâmicas que elevaram o desempenho sem alterar a potência.
A linha RS3 2025 passou por um facelift visual inspirado em outros modelos da Audi, como o Q7 e Q8. Os faróis agora oferecem animações personalizáveis, o para-choque dianteiro ganhou entradas de ar maiores e a traseira recebeu um novo difusor com refletor vertical, que deve se tornar padrão nos próximos modelos RS. Rodas redesenhadas e novas opções de cores completam o pacote externo.
No interior, as mudanças são evidentes. O volante ganhou novo formato com base e topo achatados e botões vermelhos para acesso rápido aos modos esportivos. O painel digital inclui novo gráfico de conta-giros, e detalhes em fibra de carbono e cromo escuro aparecem em diversos pontos da cabine. Porém, os bancos tipo concha com estrutura de carbono estão disponíveis apenas na Europa.
Cabine, comandos e acabamento
A alavanca de câmbio foi substituída por um seletor mais limpo e moderno, mas o acabamento interno dividiu opiniões. Apesar da boa dose de tecnologia e estilo esportivo, alguns plásticos aparentam qualidade inferior ao esperado em um sedã que parte de US$ 64.695 e chega a US$ 77.045 com os pacotes opcionais.
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Diferencial e nova calibração eletrônica
O diferencial traseiro com vetorização de torque foi recalibrado e agora trabalha de forma mais integrada com o controle de estabilidade, suspensão adaptativa e outros sistemas eletrônicos. O objetivo é aumentar a precisão nas curvas e permitir que o motorista controle melhor as saídas de traseira, inclusive com mais facilidade para realizar oversteer intencional.
Além disso, o modelo traz pneus Bridgestone Potenza Sport com novo composto “C” — opção intermediária entre os pneus de verão e os mais radicais Trofeo R. Embora não tenha sido testado na chuva, o conjunto obteve 0,98 g de aderência no skidpad seco, superando os 0,94 g da geração anterior com pneus Pirelli.
Frenagem, estabilidade e pacotes extras
O pacote Dynamic Plus de US$ 5600 adiciona limitador de velocidade de 290 km/h, freios dianteiros de 15 polegadas com discos de carbono-cerâmica e capa de motor em fibra de carbono. No teste, o RS3 2025 freou de 70 mph (112 km/h) até 0 em 152 pés (46,3 m), uma melhora de 15 pés em relação ao modelo anterior.
Desempenho em linha reta
O motor 2.5 turbo de cinco cilindros permanece intacto. Com 401 hp e 369 lb-ft, o RS3 2025 faz de 0 a 60 mph (96 km/h) em apenas 3,2 segundos, superando o resultado da versão 2022 (3,3 s). O quarto de milha foi percorrido em 11,7 segundos a 118 mph, e o consumo na estrada atingiu impressionantes 34 mpg, 5 mpg acima da estimativa da EPA.
No entanto, o sistema de launch control apresentou limitações térmicas, permitindo apenas uma ativação completa por vez. Após três tentativas, o sistema se recusava a engatar o modo de largada.
Níveis de ruído e comportamento em diferentes modos
O RS3 também se destaca pelo ronco. Em aceleração total, o nível de ruído chegou a 81 decibéis, subindo para 83 dB no modo mais esportivo. Ainda assim, a transmissão de dupla embreagem se mostrou suave e quase imperceptível em uso urbano.
Conforto e dirigibilidade
Durante os testes em estradas secundárias na Espanha, os bancos de carbono se mostraram confortáveis e firmes, embora a versão norte-americana fique restrita aos bancos esportivos tradicionais, menos envolventes. As suspensões adaptativas absorveram bem as irregularidades no modo mais suave, mantendo o carro firme sem exageros.
Na pista de Parcmotor Castellolí, com 4 km de extensão e curvas de alta e baixa velocidade, o RS3 demonstrou controle e precisão superiores à versão anterior. O sistema de vetorização nas rodas traseiras empurra o carro nas saídas de curva, garantindo aceleração sólida mesmo em erros de trajetória.
Experiência de condução no limite
Com ESC Sport ativado ou no modo RS Torque Rear, o carro permite níveis variados de derrapagem, mas sempre com controle refinado. A transmissão responde com rapidez e escolhe a marcha ideal com precisão. A combinação entre software, pneus e diferencial fez o RS3 se sentir mais equilibrado, porém menos arisco.
Ficha técnica resumida
Com tração integral, o sedã pesa 1614 kg, mede 4,53 m de comprimento e 1,42 m de altura. O câmbio é de 7 marchas, e os freios traseiros medem 12,2 polegadas. O consumo médio é de 23 mpg combinado. Os dados foram obtidos em testes realizados pela Car and Driver, com equipamentos de medição instrumentada.
Os dados e resultados de testes foram publicados pela revista Car and Driver em 4 de agosto de 2025, com informações detalhadas coletadas em pista, estrada e laboratório, incluindo desempenho, consumo, frenagem e comportamento dinâmico.