MENU
Menu
Início Atlantic Nickel, única empresa produtora de níquel sulfetado no Brasil, celebra o sucesso do primeiro embarque de 2022, exportando para o Canadá 9,1 mil toneladas do minério

Atlantic Nickel, única empresa produtora de níquel sulfetado no Brasil, celebra o sucesso do primeiro embarque de 2022, exportando para o Canadá 9,1 mil toneladas do minério

18 de fevereiro de 2022 às 11:19
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
minério - níquel - canadá - mina - atlantic nickel - preço
Exportação de minério Atlantic Nickel para o Canadá 0 Imagem Atlantic Nickel

Atlantic Nickel finaliza primeiro embarque para exportação em 2022, para o mercado canadense. Navio partiu do Porto de Ilhéus em direção ao Canadá, transportando 9,1 mil toneladas de concentrado de níquel produzido na Mina Santa Rita. 

A Atlantic Nickel, única empresa produtora de níquel sulfetado no Brasil, celebra o sucesso do primeiro embarque de minério comercializado no ano de 2022, através do Porto de Ilhéus, de onde zarpou o navio no último dia 4 fevereiro, tendo como destino o mercado canadense. Nesta primeira remessa, foram exportadas 9.153,546 toneladas de concentrado de níquel, produzido dentro dos mais altos padrões de qualidade e segurança na Mina Santa Rita, localizada no município baiano de Itagibá, a apenas 140 km de distância do terminal marítimo.  

Leia também

Controlada pelo fundo de investimentos Appian Capital Brazil, a Atlantic Nickel mira o mercado da eletrificação, com destaque para a demanda em franca expansão do níquel como matéria-prima na fabricação de baterias para carros elétricos. A empresa encerrou o ano de 2021 com desempenho operacional e financeiro recorde, após 11 embarques e 110.409,75 toneladas exportadas.  

“Olhamos para este resultado alcançado por nosso time com total convicção de que há muito mais a realizar em 2022. Depositamos toda confiança na capacidade das nossas equipes de entregar mais um ano recorde, com muita responsabilidade, e ampliando os estímulos econômicos para Itagibá e região”, avalia Ricardo Campos, gerente geral da Atlantic Nickel.   

Sobre a Atlantic Nickel    

Única empresa produtora de níquel sulfetado no país, a Atlantic Nickel atua desde outubro de 2019 na extração do minério, fundamental para a fabricação de baterias de veículos elétricos. São mais de 2.500 empregos diretos gerados pelo negócio e R$ 151 milhões injetados em compras e contratos com fornecedores da Bahia de 2018 a 2020.   

A projeção da companhia é dobrar a capacidade produtiva, com o início da operação subterrânea na Mina Santa Rita, prevista para 2028, o que vai elevar o tempo de vida útil da mina de 8 para 34 anos (7 anos de mina a céu aberto + 27 anos de mina subterrânea). De acordo com a Avaliação Econômica Preliminar, cerca de US$ 355 milhões devem ser investidos nos primeiros cinco anos desta nova fase.     

Para além disso, a Atlantic Nickel já comemora a recente descoberta de um novo depósito com potencial significativo de recursos de níquel a apenas 26km de distância, e no mesmo cinturão geológico, de onde já funciona a Mina Santa Rita.                        

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR