Aterro de Curitiba receberá usina de energia solar da Copel em parceria com a prefeitura da capital

Valdemar Medeiros
por
-
22-01-2021 10:59:39
em Energia Renovável
Curitiba - usina - energia solar - Copel

Aterro de lixo em Curitiba vai virar usina de energia solar

A Prefeitura de Curitiba, em parceria com a Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) irá construir uma usina de energia solar no aterro do bairro Caximba, desativado desde 2010.

O projeto da usina de energia solar de Curitiba faz parte do programa Curitiba Mais Energia, voltado ao uso de fontes renováveis, e terá as placas, as mesmas utilizadas no painel solar residencial, instaladas em formato piramidal da Copel. Com potência total de geração de 5 Megawatts (MW), o projeto poderá atender até 43% do abastecimento energético de prédios municipais da Capital do Paraná.

ANÚNCIO

Leia também

E não para por ai!

Além da Pirâmide de energia solar da Caximba, o programa Curitiba Mais Energia ainda visa a instalação de usinas fotovoltaicas na rodoviária da cidade e em três de seus terminais de ônibus: Pinheirinho, Santa Cândida e Boqueirão.

Outro fruto do programa de energia solar  de Curitiba foi a usina solar do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura da cidade, operando desde junho do ano passado com 439 placas solares.

Sobre o Projeto em parceria da usina com a Copel

O projeto será implantado e operado em parceria da prefeitura com a Copel, por meio de uma chamada pública aberta pela companhia em 2008. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo presidente da companhia, Daniel Slaviero, e pelo prefeito Rafael Greca.

Os estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira da Pirâmide Solar da Caximba já estão em andamento e devem ser finalizados até maio. Informações preliminares indicam investimento de R$ 31,5 milhões – 49% do montante da Copel e 51% do município.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.