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As três maiores mineradoras do mundo (BHP, Rio Tinto e Vale) querem desenvolver soluções elétricas em caminhões usados nas minas

19 de maio de 2021 às 17:20
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Mineradoras – caminhões – Vale
Caminhão de mineração da marca Caterpillar/ Fonte: Mining

Em uma chamada global voltada para empreendedores, as mineradoras têm pretensões de desenvolver soluções de eletrificação em caminhões utilizados nas minas

As três maiores mineradoras do mundo BHP Billiton, Rio Tinto e a Vale informaram, na última quinta-feira (13/05), em uma teleconferência global para empresários, fornecedores e start-ups que pretendem desenvolver soluções para a eletrificação de grandes caminhões usados ​​em minas. As mineradoras explicaram em comunicado conjunto, que o objetivo é fornecer uma solução que não apenas melhore a segurança e a eficiência da produção das baterias, mas também substitua o diesel por baterias, reduzindo, significativamente, as emissões durante as operações.

O plano das mineradoras para desenvolver os caminhões elétricos

Este plano das maiores mineradoras foi apresentado em um momento em que os metais básicos se tornaram cada vez mais importantes, como uma importante matéria-prima para a produção de baterias. O Desafio de Inovação Charge On, como foi denominado o programa das mineradoras Vale, BHP e Rio Tinto, possui como objetivo gerar soluções para realizar a substituição do diesel por baterias nos grandes caminhões.

Por se tratarem de grandes caminhões, o desafio do programa será diminuir o tempo de carregamento dos veículos, que, atualmente, é muito longo e prejudica a produtividade. As mineradoras precisam de tecnologias de carga rápida e em escala, capazes de fornecer cerca de 400 kWh para carregar e impulsionar um caminhão dentro do ciclo de transporte, que envolve carga, deslocamento, despejo, retorno e fila.

A eletrificação dos grandes caminhões no setor mineral

Carlos Mello, diretor de Engenharia de Ferrosos da Vale, diz que a eletrificação das minas requer uma integração considerável entre o planejamento e as operações das mineradoras, necessitando desenvolver novas soluções de carregamento que possam ser incorporadas nas operações, em paralelo ao desenvolvimento de caminhões a bateria, para garantir a criação de um sistema de transporte elétrico verdadeiramente sustentável em todos os aspectos: limpo, competitivo e flexível.

Edgar Basto, presidente da BHP Minerals Austrália, disse que as ideias inovadoras que surgirem do projeto também poderão ser aplicadas imediatamente em equipamentos diesel-elétricos já existentes. Edgar ainda ressalta que esses desafios de eletrificar os caminhões não serão resolvidos da noite para o dia, porém, destaca que as mineradoras podem encontrar os melhores conceitos que podem ser aplicados em toda a indústria.

Já Mark Davies, executivo de Projetos do Grupo Rio Tinto, espera que a iniciativa de eletrificar os grandes caminhões gerem benefícios de longo prazo para a indústria de mineração e o meio ambiente. Mark ainda diz que tal projeto das mineradoras tem um apelo global aos inovadores para mudar a forma como os sistemas de caminhões de transporte operam no setor de mineração.

O projeto de eletrificação das mineradoras

Este desafio de conseguir eletrificar os caminhões das mineradoras está sendo conduzido pela Austmine (associação de equipamentos, tecnologia e serviços de mineração da Austrália). Recentemente, as três mineradoras anunciaram a intenção de se tornarem carbono neutro até o ano de 2050.

As inscrições para a iniciativa, chamada “Desafio de Inovação Charge On”, foram abertas ontem (18/05), e os candidatos interessados nos planos das mineradoras poderão apresentar seus projetos durante este ano.

Na mesma linha para a redução das emissões, a mineradora Vale anunciou, na última quinta-feira, que irá receber nos próximos dias o primeiro navio mineraleiro do mundo, equipado com velas rotativas, que visam aumentar a eficiência e reduzir o consumo de combustíveis fósseis.

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