1. Início
  2. / Economia
  3. / Arrecadação com royalties de minério de ferro atinge recorde de 6 bilhões de reais
Localização MG, PA Tempo de leitura 2 min de leitura

Arrecadação com royalties de minério de ferro atinge recorde de 6 bilhões de reais

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 08/01/2021 às 15:52
Royalties, minério, minério de ferro
Exploração de minério de ferro
Smartphone Motorola Edge 50 PRO 5G 256GB 24GB Ram Boost Tela 6,7 pOLED Gorilla Glass IP68 - Preto

Arrecadação com royalties de minério de ferro apresentou alta de 35% em relação ao ano de 2019, que já havia sido recorde

Segundo dados da Agência Nacional de Minas (ANM), em 2020, os royalties arrecadados pela indústria de minério de ferro do país atingiram a marca recorde de 6 bilhões de reais. O valor apresentado é 35% maior que em 2019, ano que apresentou recorde. Estados do Pará e Minas Gerais, receberam respectivos 3,1 bilhões e 2,4 bilhões de reais.

Veja também outras notícias do dia:

Após o período mais crítico da pandemia, devido à redução da oferta e à forte recuperação econômica da China, o câmbio e o preço do minério de ferro voltaram a impulsionar o movimento.

Estado do Pará na mineração:

Pela segunda vez, o estado do Pará foi o estado mais compensado pelo valor dos royalties. Segundo cálculos de Minas Gerais e da Associação Brasileira das Cidades Mineiras (Amig), o valor de R$ 3,1 bilhões, representa apenas mais da metade da receita nacional, um aumento de 41,9% em relação ao ano anterior.

O estado do Pará é a sede do projeto S11D, o maior investimento da história da mineradora Vale, chegando a 14 bilhões de dólares, e também é o foco da futura expansão da capacidade da empresa.

Com minério de ferro abundante, a região Norte respondeu por 64,5% da produção nos primeiros 9 meses de 2020, muito superior as regiões sul (15%) e sudeste (18%).

Estado de Minas Gerais na mineração:

Após a tragédia de Brumadinho, o rompimento da barragem paralisou várias áreas de operação da Vale e a produção ainda não foi 100% normalizada. Em 2020, Minas voltou a ocupar o segundo lugar, arrecadando 2,4 bilhões de reais em royalties, uma taxa de crescimento anual de 28,9%.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos