1. Início
  2. / Economia
  3. / Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, lança operação de semeadura de nuvens para aumentar chuvas em até 20%
Tempo de leitura 3 min de leitura

Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, lança operação de semeadura de nuvens para aumentar chuvas em até 20%

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 30/04/2022 às 00:23
Atualizado em 01/05/2022 às 08:19
Arabia Saudita petróleo chuvas meio ambiente
Foto: (Captura de tela/Twitter/@PmeMediacen)

Com o avanço das mudanças climáticas, países que antes eram resistentes ao sistema agora estão adotando a técnologia de semeatura como uma forma de aumentar as chuvas. Arábia Saudita, um dos grandes exportadores de petróleo, é jum dos países que está investindo no setor

Arábia Saudita, maior exportador de petróelo do mundo, está fazendo de tudo para aumentar as chuvas no seu território. Segundo o portal Arab News, já é feito a semeadura de nuvens como uma esperança de aumentar a precipitação anual. Hoje, os números não são animadores, com apenas 100 milímetros por ano.  

Como é feita a semeadura de nuvens? 

A semeadura de nuvens é uma técnica que consiste na introdução de determinados produtos químicos nas nuvens. Um desses produtos é o iodeto de prata, que serve para induzir a chuva. As gotículas de água se juntam e colidirem uma com as outras, aumentando a probabilidade de ocorrer as chuvas.

Qual o objetivo da Arábia Saudita

A Arábia Saudita é conhecida é um dos países mais secos do planeta. Sabendo que isso é um problema, as autoridades esperam que essa técnica funcione, aumentando a precipitação anual em até 20%. Com o aumento das chuvas, é esperado uma redução da desertificação no país. Tudo isso é feito através da Green Saudi Arabia, iniciativa que busca aumentar a vegetação e deixar o país mais adaptado as mudanças climáticas.  

Ayman Ghulam, chefe do Centro Nacional de Meteorologia e supervisor do programa, destacou que o programa iniciou oficialmente na segunda-feira da semana passada. Os primeiros voos da semeadura ocorreram nos arredores da capital Riad. 

O programa irá monitorar as nuvens de toda a Arabia Saudita em busca dos melhores locais para o procedimento ser feito. A ideia do projeto é usar produtos que sejam amigos do meio ambiente. Segundo Gluham, a semeadura de nuvens é uma maneira promissora de preservar o equilíbrio ambiental

Vários países já usam a técnica

Hoje, não é só a Arabia Saudita que está usando a tecnologia. A China é outro grande exemplo de investimento pesado para tentar mudar o clima. Os gastos foram milionários em uma tentativa de mudar o clima do país antes de grandes encontros ou eventos no país. O mesmo ocorre os Estados Unidos, onde a tecnologia é usada bastante no Oregon e Idaho.  

Porém, a tecnologia é bastante polêmica, já que muitos cientistas não cofiam na técnica. O motivo é que o aumento da precipitação após as operações não é muito alto. Os resultados dos testes mostram resultados mistos. Com o avanço das mudanças climáticas, os países estão se vendo obrigados a investirem em tecnologias que prometem mudar o clima. 

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos