O objetivo do Tesla Bot, de Elon Musk, é eliminar trabalhos que causam muito cansaço ou que sejam perigosos para humanos. Isso foi dito pelo bilionário em um evento online sobre os avanços da empresa de veículos elétricos em inteligência artificial.
Para que os robôs humanoides andem sozinhos, eles utilizarão a mesma tecnologia de direção semiautônoma, sem que seja preciso um operador físico, assim como o veículos elétricos da Tesla. Além disso, o robô utilizará inteligência artificial e terá diversas câmeras para que seja possível analisar o terreno e encontrar obstáculos.
— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —
Os humanoides poderão chegar a uma velocidade de até 8 km/h, terão uma altura de 1,73 m e pesarão apenas 57 kg. Além disso, Elon Musk afirma que os robôs da Tesla poderão carregar até 20 kg.
Em sua cabeça haverá uma tela, que funcionará como a de um celular ou computador, para que ele possa transmitir informações. E para tomar uma forma mais humanoide, suas mãos terão 5 dedos e também contará com 40 atuadores eletromecânicos, que são pequenos motores elétricos para que ele se movimente.
Elon Musk garante que o Tesla Bot será inofensivo
Apesar da expectativa de ser visto em funcionamento, o Optimus ainda não foi desenvolvido. Durante sua a apresentação, uma pessoa vestida de robô subiu ao lado de Elon Musk para demonstrar algumas danças do futuro Tesla Bot.
Além disso, o executivo da empresa de veículos elétricos garante que seus futuros robôs humanoides serão amigáveis. De acordo com Musk, o Tesla Bot será desenvolvido de modo que em qualquer hora seja possível fugir dele ou desliga-lo. “Espero que isso nunca aconteça, mas nunca se sabe” brincou o bilionário.
Conheça melhor a condução autônoma da Tesla
Todos os novos veículos elétricos da Tesla são equipados com o hardware pensando no futuro para a condução autônoma em quase todas os momentos. O sistema foi desenvolvido para percorrer tanto em pequenas viagens quanto em longas, sem que o motorista tenha que intervir.
Para que funcione, é necessário apenas dizer ao veículo aonde deseja ir. Se não disser nada, o modelo consulta o seu calendário e leva-o para o destino esperado e caso não tenha nada no calendário, ele o leva para casa.
A condução autônoma da Tesla descobre o melhor percurso, circula em estradas urbanas, consegue passar de cruzamentos complexos, semáforos, sinais de stop e muitos outros sinais de trânsito. Quando chegar ao seu destino basta descer do carro que ele procurará um estacionamento automaticamente.