Menu
Início Após 25 anos, a plataforma P-32 será desativada! Petrobras inicia reciclagem da P-32 no estaleiro Rio Grande

Após 25 anos, a plataforma P-32 será desativada! Petrobras inicia reciclagem da P-32 no estaleiro Rio Grande

30 de novembro de 2023 às 01:10
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Comprometida com as práticas ASG, a Petrobras lidera o caminho para o descomissionamento verde no Brasil, ao enviar a plataforma P-32 para o estaleiro Rio Grande, gerando oportunidades para a indústria local.
Foto: Canva

Comprometida com as práticas ASG, a Petrobras lidera o caminho para o descomissionamento verde no Brasil, ao enviar a plataforma P-32 para o estaleiro Rio Grande, gerando oportunidades para a indústria local.

A Petrobras alcançou um marco significativo na última quinta-feira, (23/11), ao realizar a desancoragem da plataforma P-32 no Campo de Marlim, na Bacia de Campos. Seguindo os princípios de melhores práticas ASG (Ambiental, Social e Governança) da indústria global, a empresa iniciou no sábado, (25/11), a navegação da P-32 em direção ao estaleiro Rio Grande (RS), onde a unidade passará por um processo de reciclagem.

P-32: Petrobras inicia descomissionamento sustentável e inovador

Esse modelo pioneiro reforça o compromisso internacional da Petrobras com a sustentabilidade e a transição energética justa.

Artigos recomendados

Além disso, representa a criação de novas oportunidades para a cadeia econômica nacional, gerando valor para a sociedade.

Jean Paul Prates, Presidente da Petrobras, destacou a importância desse marco: “Com a P-32 em trânsito para o estaleiro Rio Grande, faremos o primeiro descomissionamento verde no Brasil. E esse é o primeiro de muitos!”

O descomissionamento da P-32 faz parte do Plano Estratégico da Petrobras, que prevê o desmantelamento de mais de 20 unidades nos próximos anos.

Prates enfatizou a relevância dessa oportunidade para a indústria local, destacando a robustez da indústria brasileira de aço.

Gerdau e Ecovix: Parceria estratégica na reciclagem de plataformas offshore

A venda da P-32 para a Gerdau, em parceria com o estaleiro Ecovix, foi concluída em julho de 2023.

Essa transação marca a primeira vez que uma plataforma flutuante seguirá o novo modelo de destinação sustentável de embarcações adotado pela Petrobras.

Onze unidades flutuantes estão programadas para seguir a mesma diretriz nos próximos cinco anos.

O Plano de reciclagem elaborado pela Gerdau-Ecovix foi aprovado pela Petrobras e abrange desde os procedimentos iniciais de recebimento da unidade até a destinação final dos resíduos do desmantelamento.

A Petrobras garantirá a execução do plano, acompanhando de perto as práticas de segurança, meio ambiente, saúde ocupacional e responsabilidade social.

Descomissionamento verde e novos horizontes para a indústria nacional

O descomissionamento é uma etapa crucial no ciclo de vida de um sistema de produção, representando a interrupção definitiva das operações de uma plataforma quando se esgotam as oportunidades de extensão ou manutenção da produção.

A P-32, uma das dez unidades que operaram nos campos de Marlim e Voador, será substituída no âmbito do projeto de Revitalização de Marlim e Voador.

O gerente geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Campos, Alex Murteira Célem, destaca a redução de mais de 50% nas emissões de gases de efeito estufa com as substituições planejadas.

O projeto de Renovação da Bacia de Campos, com investimentos de US$ 22 bilhões até 2028, inclui a interligação de mais de 200 novos poços e a incorporação de 4 novos FPSOs.

Legado da P-32: Pioneirismo em águas profundas

O FPSO P-32, pioneiro em águas profundas desde 1997, foi crucial para escoar grandes volumes produzidos na área norte do campo, processando mais de 130 milhões de barris de óleo equivalente (boe).

O descomissionamento sustentável da P-32 não apenas marca uma evolução nas práticas da indústria de petróleo, mas também sinaliza um compromisso da Petrobras com a responsabilidade ambiental e social.

A Petrobras, ao realizar o primeiro descomissionamento verde no Brasil, não apenas lidera em inovação na indústria, mas também abre caminho para uma abordagem mais sustentável em todo o setor.

A reciclagem da P-32 não é apenas o fim de uma era, mas o início de uma nova fase na busca por práticas mais responsáveis e ecoeficientes na exploração de recursos naturais.

Veja: Plataforma P-32 da Petrobras será desativada

Fonte: Mara Mazzei

Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar