Na esperança de alavancar os lucros e reduzir os custos, a PetroRio anunciou urgência na negociação com a Petrobras referente a compra de 30% do campo de Frade,localizado na Bacia de Campos. A boa notícia veio em meio a atual crise global na indústria do petróleo devido à pandemia do novo coronavírus. Soou o gongo no Campo de Polvo, na Bacia de Campos! PetroRio aumenta sua produção de petróleo em quase 30%
Leia também
- Rumo do FPSO P-71 ainda não foi definido pela Petrobras.
- Petrobras cortará compras de gás da Enauta e PetroRio no campo de Manati, na Bahia
- 45 plataformas de produção de petróleo da Petrobras instaladas no Nordeste e Sudeste vão ser desligadas neste mês
A negociação entre PetroRio e a Petrobras referente a compra de 30% do campo de Frade, localizado na Bacia de Campos, foi anunciada em novembro de 2019, por 100 milhões de dólares, concluída a transação a PetroRio passa ser detentora de 100% do ativo.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
“A nossa prioridade máxima é pagar esses 30% da Petrobras, porque isso aumenta nossa receita, reduz o nosso ‘lifting cost’ e torna a gente ainda mais competitivo”, disse Kassab, em uma entrevista por telefone”, disse George Kassab, diretor de Relações com Investidores da PetroRio
Segundo o executivo, negociações dessa magnitude demoram cerca de um ano para obter todas as autorizações, uma vez que depende do aval interno e de órgãos reguladores, disse o executivo, sem informar um prazo específico para o fechamento do negócio.
Outro grande objetivo para a PetroRio será concluir uma operação que envolve a compra de plataforma do tipo FPSO OSX-3, por 140 milhões de dólares, conjuntamente com a aquisição de 80% no campo de Tubarão Martelo, onde está a embarcação, cujo negócio foi anunciado em fevereiro.
As duas transações, segundo a PetroRio, irão permitir a integração entre os campos de Polvo, já operado por ela, e Tubarão Martelo, ambos na Bacia de Campos.
Por outro lado, Kassab pontuou que a companhia anunciou ao mercado no mês passado uma revisão do plano de negócios, que postergou investimentos para se “readequar” ao novo cenário da indústria em meio à pandemia.
“Por conta do Covid-19 e do preço do Brent, nós descartamos qualquer investimento em poços novos em Frade e em Polvo pelos próximos 12 meses”, frisou.
George Kassab, também afirma que para lidar com o cenário complicado que a indústria de petróleo enfrenta hoje, com queda na demanda devido à pandemia do novo coronavírus, a PetroRio conta com operações de hedge para contribuir com a receita da petroleira no primeiro semestre de 2020 além da companhia ter fechado o ano de 2019 em alta.
A PetroRio iniciou 2020 com posição de caixa de 183 milhões de dólares e um volume de 93 milhões de dólares em contas a receber “que se materializou durante os meses de janeiro e fevereiro”.