1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Aneel autoriza novos projetos eólicos e de energia solar no nordeste
Localização BA, CE Tempo de leitura 2 min de leitura

Aneel autoriza novos projetos eólicos e de energia solar no nordeste

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 04/11/2020 às 22:20
Aneel energia eólica solar nordeste
Matrizes energéticas trabalhando em conjunto
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Bahia deve receber 14 parques eólicos e Ceará 2 projetos de energia solar, Aneel informa que os empreendimentos iniciarão em 2022

A agência reguladora de energia brasileira Aneel  autorizou a construção e operação de novas usinas eólicas e solares na região Nordeste do país.  A Ventos de São Vitor Energias Renováveis obteve aprovação para implantação de 14 unidades de geração eólica (Ventos de São Vitor 1 a 14) totalizando 465MW de capacidade nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu, na Bahia.

Mais notícias do seu interesse no ramo das renováveis

A energia elétrica produzida será transportada por uma linha de transmissão de 43 km até a subestação Gentio do Ouro II, da empresa José Maria Macedo de Eletricidade (TJMME).

Em Trairi, Ceará, a Eólica Serra do Mato Energy recebeu autorização para instalar e operar as usinas solares fotovoltaicas Serra do Mato III (47,3 MW) e IV (54,1 MW). 

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

As usinas serão conectadas à subestação Pecém II, operada pela Chesf. 

A construção das usinas de São Vitor e Serra do Mato está prevista para começar em abril de 2022, e o início da operação comercial está previsto para dezembro do mesmo ano. 

De acordo com a associação local Abeeólica , no final de outubro o Brasil tinha 17 GW de capacidade eólica em 12 estados. Projeta mais de 26,9 GW até 2024, considerando os leilões já realizados e os contratos firmados no mercado livre. 

A associação de energia solar fotovoltaica Absolar  informou no início de outubro que o Brasil tinha 6,7 ​​GW em operação usando a fonte, ou 1,7% da matriz elétrica do país.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos