1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / ANAC faz visita à usina de biodiesel em Goiás e prospecta produção de bioquerosene de aviação (BioQAV) no Brasil
Tempo de leitura 2 min de leitura

ANAC faz visita à usina de biodiesel em Goiás e prospecta produção de bioquerosene de aviação (BioQAV) no Brasil

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 04/08/2021 às 08:52
Atualizado em 05/08/2021 às 10:35
AVIAÇÃO QUEROSENE BIOQUEROSENE COMBUSTÍVEL
Foto: ANAC

ANAC visita usina de biodiesel que produzirá bioquerosene de aviação no território nacional

O Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) fizeram uma visita à usina de Biodiesel da Granol, na cidade de Anápolis, em Goiás. A visita teve como objetivo conhecer o potencial de produção de bioquerosene de aviação (BioQAV) em território brasileiro.  

No meio de uma corrida global para a redução das emissões de gases de efeito estufa, o bioquerosene de aviação BioQAV é visto como uma alternativa de combustível mais amigável ao meio ambiente. 

A visita teve a presença de nomes importantes que compõem a ANAC e o Ministério da Infraestrutura, além de pesquisadores do Ministério de Minas e Energia. A visita faz parte da agenda de sustentabilidade e meio ambiente da ANAC, que visa contribuir para a transição energética, onde o bioquerosene de aviação está incluído. 

Rogério Benevides, diretor da ANAC, tratou de comentar a visita: “Temos a necessidade, como sociedade, de atuarmos responsavelmente na questão ambiental. Dominamos a tecnologia de produção de biocombustíveis em larga escala e possuímos biomassa disponível. Há um grande potencial para uma política setorial no país que viabilize a produção de bioquerosene de aviação (BioQAV) no Brasil, gerando novos empregos e trazendo benefícios econômicos, ambientais e sociais”. 

A visita foi proveitosa para a discussão de temas importantes no setor de combustíveis do país, como políticas, infraestrutura e matéria-prima dos biocombustíveis no Brasil. 

AVIAÇÃO QUEROSENE BIOQUEROSENE COMBUSTÍVEL
Foto lateral da Usina de Anápolis, Goiás. Foto: ANAC

Os SAF são uma solução para acelerar a descarbonização de forma eficiente, pois têm potencial de reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes de um avião com o tanque cheio”, destacou José Ricardo Botelho, CEO da Alta, Segurança e Operações da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo. 

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos