1. Início
  2. / Construção
  3. / Ambev, a maior cervejaria do mundo, vai importar rótulos de sua vinícola na Argentina e se inserir no mercado de vinhos do Brasil
Tempo de leitura 5 min de leitura

Ambev, a maior cervejaria do mundo, vai importar rótulos de sua vinícola na Argentina e se inserir no mercado de vinhos do Brasil

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 05/06/2021 às 08:17
Ambev - cerveja - vinho - argentina - produção - emprego - bebidas alcoólicas - copos de cerveja - taças de vinho - heineken - coca cola
Copos de cervejas e taças para vinhos / Fonte: Reprodução – Google

A gigante das bebidas começará importar seus vinhos da Argentina. Entregas no Brasil serão feitas pelo aplicativo Zé Delivery, também de propriedade da Ambev

Se não bastasse o título de maior cervejaria do mundo, com um portfólio com mais de 70 rótulos, além de dezenas de outras bebidas, a Ambev decidiu expandir, ainda mais, com outro alcoólico que cresceu em vendas no ano passado, o vinho. A partir de julho, a gigante das bebidas trará um lote de 311 mil garrafas do argentino Dante Robino, que ficará disponível para venda na plataforma Zé Delivery, aplicativo da própria Ambev, que entrega bebidas em mais de 200 cidades do Brasil.

Leia também

Serão disponibilizados três tipos de vinhos, um branco elaborado com a uva chardonnay, e dois tintos, um malbec e um cabernet sauvignon. Além disso, serão disponibilizados dois espumantes, um brut e outro demi-sec (doce).

O consumo de vinho começou a crescer no Brasil no início da pandemia e continua em alta, segundo a Ideal Consulting. Entre janeiro e abril de 2021, houve um aumento de 5% na soma entre o que foi comercializado das vinícolas brasileiras e a importação de vinhos, comparando com o mesmo período de 2020. São 105,3 milhões de litros da bebida neste quadrimestre. No ano passado, de janeiro a abril, foram 100,2 milhões de litros. A alta é encabeçada pelas importações, que tiveram um aumento de 35,9% nos primeiros quatro meses de 2021.

De acordo com Rodrigo Lanari, representante brasileiro da consultoria inglesa Wine Intelligence/IWSR, “O vinho foi o grande beneficiado desta pandemia, e os grandes players de bebida estão estudando maneiras de entrar neste mercado”.

A importação dos vinhos é restrita ao Zé Delivery, segundo a Ambev. Conforme noticiou o jornal O Estado de S. Paulo, desde 2005, os vinhos e os espumantes da Dante Robino são importados e comercializados pela Grand Cru, que tem exclusividade para a venda dos rótulos no mercado brasileiro, e não foi comunicada da operação da Ambev.

A gigante das bebidas – dona de marcas como Skol, Antarctica e Brahma – tem testado também novos modelos de distribuição além do varejo tradicional. Entre seus projetos, estão o próprio Zé Delivery (que atende o cliente em uma série de bebidas), o Sempre em Casa (um clube de assinaturas de cervejas especiais) e uma operação de quiosques em forma de contêiner, geralmente presentes em postos de gasolina (Pit Stop Skol).

Os vinhos da Ambev já fazem sucesso no Brasil

Os vinhos e os espumantes da Dante Robino da Ambev já são bem recebidos pelos consumidores brasileiros. Eles são importados desde 2005 pela Grand Cru, que os comercializa em seus canais de venda. A marca é a quinta vinícola argentina no ranking da Grand Cru que, de origem argentina, traz muitos vinhos do país do tango para cá, como Viña Cobos, Família Zuccardi, Escorihuela Gascon e Pulenta.

A Ambev comprou a vinícola argentina em 2020 e marcou o início das atividades da cervejaria com vinhos na América do Sul. A transação da Dante Robino foi realizada pela Quilmes, subsidiária do grupo na Argentina e, na época, o valor da transação não foi revelado.

A vinícola conta com 400 hectares de vinhedos nas regiões de Lujan de Cuyo, Barrancas e Santa Rosa, todos em Mendoza. Além dos vinhos em garrafa, a Dante Robino lançou o vinho em lata Blasfemia, com venda, por enquanto, restrita ao mercado argentino.

Este é o segundo grande investimento em vinhos do grupo. Em junho de 2019, a ZX Ventures, divisão global de inovação do grupo AB Inbev, havia comprado a Babe Wine, empresa que comercializa vinhos em lata e que tem sede em Nova York. A marca é um sucesso de vendas no mercado norte-americano.

A Ambev já vem sondando, há algum tempo, o mercado de vinhos no Brasil. Em 2016, executivos da cervejaria chegaram a analisar o peculiar mercado de importação de vinhos no Brasil. “A Ambev até importou alguns rótulos da Europa para entender a operação”, conta um consultor que acompanhou a operação na época. Mas, naquela época, o plano não foi para frente.

586 vagas de emprego, estágio e aprendiz abertas pela multinacional Ambev, nos estados do RJ, SP, PR, GO, SC, BA, PE, MG, RN, CE, TO, MA e mais, neste dia 5 de junho

Construa a sua carreira na maior cervejaria do planeta, a Ambev. A multinacional líder em fabricação de bebidas alcoólicas está com vagas de emprego, estágio e aprendiz em suas fábricas e centros de distribuição espalhados pelos estados do RJ, SP, PR, GO, SC, BA, PE, MG, RN, CE, TO, MA e mais neste dia 04 de junho. Há oportunidades para candidatos de ensino fundamental, médio e superior. Veja, a seguir, como cadastrar o seu currículo.

Inscrição: os interessados em concorrer às vagas de emprego abertas pela Ambev devem cadastrar o currículo diretamente no site da empresa, neste link. Boa sorte a todos!

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos