1. Início
  2. / Refinaria e Termoelétrica
  3. / Agora é lei! Pelo menos 3500 vagas de emprego para o Comperj terão que ser feitas entre moradores da região
Tempo de leitura 2 min de leitura

Agora é lei! Pelo menos 3500 vagas de emprego para o Comperj terão que ser feitas entre moradores da região

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 21/01/2020 às 20:17
Atualizado em 22/01/2020 às 06:14
3500 vagas de emprego para o Comperj terão que ser feitas entre moradores da região
3500 vagas de emprego para o Comperj terão que ser feitas entre moradores da região

A lei que garante que pelo menos 3500 vagas para as obras do Comperj sejam para os moradores de Itaboraí e região foi promulgada pelo governador Wilson Witzel nesta terça-feira, 21 de janeiro.

Ótimas notícias para os moradores de itaboraí e região, agora é lei,  pelo menos 3500 vagas de emprego diretos ou terceirizados para o Comperj terão que ser feitas prioritariamente nos municípios próximos a Itaboraí, onde o empreendimento está instalado. Nesta terça-feira, moradores de Itaboraí protestaram contra a contratação de pessoas de fora do Rio.

Leia também

Empresas como Petrobras, que recebem isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por integrarem o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), terão que gerar no mínimo 3.500 empregos na região.

A lei 8.707/2020, do deputado Anderson Alexandre (Solidariedade) que garante os empregos na região, foi promulgada pelo governador Wilson Witzel nesta terça-feira, 21 de janeiro.

De acordo com a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a norma, que valia apenas para a fase de operação, virou lei e passa a valer também para a etapa de construção e implantação.

A norma que beneficiava o Comperj com a isenção do imposto foi estabelecida no ano de 2009, a fim de evitar a contratação de outros estados.

Além de Itaboraí, os moradores dos municípios de Araruama, Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis também terão prioridade nas contratações.

Petrobras ainda não se manifestou com a restrição imposta por lei.

Há esperança para o Comperj – Petrobras garante investimentos de US$ 4 bi e 7.500 empregos em 2020. Itaboraí pode renascer como centro de geração de energia térmica, diz presidente da Petrobras em dezembro, que garantiu investimentos bilionários e muitas vagas de emprego para 2020 na região

No mesmo mês, o Conselho de Administração da estatal solicitou um levantamento de alternativas para a área do Comperj, entre elas a integração da refinaria Duque de Caxias (Reduc) com algumas unidades hibernadas do Comperj para a produção de lubrificantes básicos e combustíveis de alta qualidade, e a possibilidade da construção de uma termelétrica, para aproveitar o gás produzido na região do pré-sal.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos