O engenheiro Sérgio Rocha criou a primeira telha hidropônica sustentável do Brasil
Uma telha sustentável na qual você pode plantar muitas coisas e o engenheiro agrônomo Sérgio Rocha quer mais é plantar o que dá na telha, literalmente. Tanto que criou a primeira telha hidropônica, que se tem notícia, para cultivar diversos tipos de plantas como legumes, grãos e verduras.
Leia também
O processo de criação a telha sustentável e hidropônica – Kaatop
A ideia da telha sustentável e hidropônica surgiu após observar que vários de seus clientes queriam instalar jardins sobre telhas de barro ou fibrocimento. Entretanto, estes materiais possuem características que os impedem de receber sobrecarga permanente.
Desde 2008, o agrônomo e a ecóloga Fabiana Scarda trabalham com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para telhados verdes e jardins suspensos por meio do Instituto Cidade Jardim. De um pequeno problema, veio a ideia de criação da telha hidropônica Kaatop.
-
A maior ponte marítima do mundo: Estrutura de 55 km que custou mais de US$ 15 bilhões e conecta três cidades, resistindo a tufões e terremotos de magnitude 8
-
IBID 2025 fortalece inovação regional com parcerias industriais e políticas públicas em 12 estados brasileiros
-
Robô Charlotte desafia limites da construção civil e ergue casas inteiras em 24 horas com tecnologia 3D que promete mudar o futuro da engenharia e construção
-
Amazon dá passo inédito e prepara armazéns totalmente automatizados, colocando mais de 500 mil empregos na linha
Monitoramento remoto
Para facilitar o controle dos plantios, o Kaatop conta com um monitoramento remoto e automatizado, que permite verificar a umidade, teor de adubação, consumo de água, temperatura e PH. A proposta é usar as telhas para diversos tipos de plantio, que vão do temate ao feijão, valendo-se da versatilidade oferecida pelo sistema de cultivo hidropônico.
Cada metro quadrado poderia cultivar até 20 mudas e testes realizados na Itália apontaram que uma área de sete metros quadrados seria suficiente para suprir as necessidades diárias de vegetais para uma pessoa.
“Queremos ampliar as possibilidades de agricultura urbana. Estamos pensando em grandes culturas e produção em escala de carboidratos, ocupando de forma produtiva esses espaços vazios dentro da cidade”, entusiasma-se. Ele ressalta que como o sistema de cultivo é hidropônico, as possibilidades são infinitas.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.