1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / A gigante do petróleo brasileiro escolhe a petroleira SBM Offshore para afretamento de 26 anos da maior plataforma FPSO do Brasil que será instalada no maior campo de petróleo de águas profundas do mundo
Tempo de leitura 5 min de leitura

A gigante do petróleo brasileiro escolhe a petroleira SBM Offshore para afretamento de 26 anos da maior plataforma FPSO do Brasil que será instalada no maior campo de petróleo de águas profundas do mundo

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 28/07/2021 às 06:58
Atualizado em 29/07/2021 às 07:43
sbm - WEG - búzios - offshore - equinor - modec - plataforma - navio - petóleo - petrobras
FPSO LIZA UNITY / Imagem SBM Offshore

A plataforma Almirante Tamandaré, um dos 13 novos FPSO que a Petrobras pretende implementar no período de cinco anos, será o sexto FPSO em Búzios

A petroleira holandesa SBM Offshore assinou com a maior petroleira do Brasil, a Petrobras, um contrato de 26 anos de locação e operação do FPSO Almirante Tamandaré, informou a empresa com sede em Amsterdã ontem terça-feira (27/07). Esses contratos seguem a assinatura da Carta de Intenções vinculante, conforme anunciado em 25 de fevereiro de 2021.

Leia também

A unidade de armazenamento e escoamento da produção (FPSO), Almirante Tamandaré, será o sexto FPSO em Búzios e o maior do Brasil e será implantada na Bacia de Santos, a aproximadamente 180km do estado do Rio de Janeiro. O campo de Búzios, é o maior campo de petróleo de águas profundas e ultraprofundas do mundo.

A SBM disse em comunicado que está avançando com o design e a construção usando seu programa fast4Ward®. O FPSO está previsto para ser entregue no segundo semestre de 2024. O valor do acordo, anunciado originalmente em fevereiro, não foi divulgado.

De acordo com o plano de negócios 2021-2025 da Petrobras, o FPSO terá capacidade de produção de 225 mil barris de óleo e 12 milhões de m3 de gás por dia e começará a produzir no segundo semestre de 2024.

SBM também está construindo o FPSO Sepetiba, a ser implantado em outro grande campo de petróleo na Bacia de Santos – o campo de Mero, também no offshore brasileiro

Almirante Tamandaré é um dos 13 novos FPSO que a petrolífera estatal Petrobras pretende implementar no período de cinco anos. Os outros são:

FPSOfretamentoOperações iniciocampo
CariocaModec (Japão)AgostoSépia
GuanabaraModec1T22Grupo 1
Almirante BarrosoModec2022Búzios
P-71Petrobras (Dona)2023Itapu
SepetibaSBM Offshore2023Grupo 2
Anita GaribaldiModec2023Marlim 1
Anna NeryYinson2023Marlim 2
Parque Integrado das BaleiasEm concurso2024Parque Das Baleias
Marechal Duque de CaxiasMisc2024Grupo 3
P-78Petrobras (Dona)2025Búzios
P-79Petrobras (Dona)2025Búzios
Garousa 4Em concurso2025Garousa 4

WEG vai equipar a maior plataforma de petróleo e gás do Brasil com 140 motores elétricos

Cerca de 40 motores elétricos de média tensão, com potências chegando até 13.400 kW, mais 100 motores elétricos de baixa tensão e cinco inversores de frequência de média tensão (três destes com potência nominal de 11.723 kW), serão fornecidos pela multinacional WEG para equipar a maior plataforma de petróleo e gás do Brasil!

WEG já está fabricando os equipamentos em sua fábrica localizada em Jaraguá do Sul (SC). Os motores elétricos e os inversores serão fornecidos através de clientes fabricantes de compressores e bombas da Europa e da Ásia, e atuarão no acionamento destes equipamentos no campo de Bacalhau, no pré-sal da Bacia de Santos.

A nova plataforma FPSO da Equinor, fabricada pela japonesa Modec, destinada ao pré-sal da Bacia de Santos, tem 364 metros de comprimento, 64 metros de largura e 33 metros de profundidade, com calado projetado de 22,65 metros. Ele pode suportar condições ambientais únicas e será o primeiro com sistema de geração de energia em circuito fechado com turbina a gás do mundo.

O FPSO Bacalhau tem sua primeira produção programada entre 2023/2024, e promete produzir até 220 mil barris de petróleo por dia e 15 milhões de m³/dia de gás natural.

Na última década, a WEG se consolidou como o maior fornecedor mundial de motores elétricos para plataformas de petróleo e gás do tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading), principalmente pela elevada tecnologia empregada nos produtos e a alta confiabilidade de operação.

“Para projetos como este, cujo destino final é o Brasil, nossos clientes contam ainda com a maior estrutura de serviços local com técnicos amplamente treinados e habilitados para prestar suporte imediato em qualquer necessidade do cliente”, explica Elder Stringari, Diretor Corporativo Internacional da WEG.

Equinor contrata com a Modec a maior plataforma para produção de petróleo e gás do Brasil

No dia 30 de janeiro, a norueguesa Equinor oficializou a contratação da Modec para fornecer o navio-plataforma FPSO Bacalhau, que será utilizado na produção de petróleo e gás no campo de Bacalhau, antiga área de Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos.

A japonesa será responsável pelo projeto e construção do FPSO, incluindo contratação dos módulos do topside, bem como sistemas marítimos e de casco. A plataforma será o maior FPSO já entregue no Brasil.

A Equinor anunciou também que contratou, com o consórcio Subsea Integration Alliance, formado por Subsea7 e OneSubsea, o pacote de SURF (Subsea, Umbilical, Risers and Flowlines), equipamentos que são instalados no leito marinho.

“Bacalhau é um ativo de classe mundial no pré-sal brasileiro. O Brasil é uma área central de crescimento para a Equinor e a empresa tem a ambição de produzir de 300 a 500 mil barris por dia no Brasil até 2030. Bacalhau será um importante colaborador para alcançar esse objetivo”, diz Margareth Øvrum, vice-presidente executiva de Desenvolvimento e Produção da Equinor Brasil.

Uma segunda plataforma, que pode representar um segunda fase de desenvolvimento de Carcará, ainda está em estudo pelo consórcio liderado pela Equinor.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos