MENU
Menu
Início A empresa de transportes marítimos, Santos Brasil, faz ampliações para operações de cargas gerais em Imbituba. Para que fosse atendida a alta demanda da região Sul, a Santos Brasil obteve autorização para a instalação de armazém lonado de 7,7 mil m² na Tecon 

A empresa de transportes marítimos, Santos Brasil, faz ampliações para operações de cargas gerais em Imbituba. Para que fosse atendida a alta demanda da região Sul, a Santos Brasil obteve autorização para a instalação de armazém lonado de 7,7 mil m² na Tecon 

20 de janeiro de 2023 às 14:29
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
A empresa de Transportes Marítimos, Santos Brasil, faz ampliações para operações de cargas gerais em Imbituba. Para que fosse atendida a alta demanda da região Sul, a Santos Brasil obteve autorização para a instalação de armazém lonado de 7,7 mil m² na Tecon
A empresa de Transportes Marítimos, Santos Brasil, faz ampliações para operações de cargas gerais em Imbituba. Para que fosse atendida a alta demanda da região Sul, a Santos Brasil obteve autorização para a instalação de armazém lonado de 7,7 mil m² na Tecon (Foto/divulgação)

A empresa Santos Brasil ampliou ainda mais sua capacidade para a operação de cargas gerais no Porto de Imbituba, localizado em Santa Catarina, com a instalação de um armazém lonado de 7,5 mil m² no Tecon, fazendo com que aumentasse a área total que está coberta de 8,55 mil m², do Terminal de Cargas Gerais (TCG), para 16,05 mil m². Todos os investimentos feitos são da ordem de R$ 3 milhões. 

Além disso, o armazém do Tecon Vila do Conde também contará com algumas obras para a ampliação de seus investimentos previstos. Entre essas obras, está a elevação de telhado e estantes, fazendo com que se possibilite a ampliação de mais de 20% da capacidade de armazenamento e a ampliação da área para contêineres refrigerados em 55%, totalizando 450 tomadas ao todo. 

Em estado de operação desde o início do mês de janeiro, esse novo espaço abriga atualmente 9 mil toneladas de big bags de fertilizantes, sendo também indicado para as armazenagens de produtos siderúrgicos e de celulose, fazendo a proteção contra agentes externos como por exemplo a umidade e a chuva. 

Artigos recomendados

Entretanto, trata-se de um aporte de cerca de R$ 120 milhões de investimentos que foram voltados para as realizações de obras de expansão e também na compra de equipamentos novos, tendo o objetivo de aumentar mais ou menos 40% de sua capacidade do terminal, sendo os atuais de 217 mil TEUs/ano para mais de 300 mil TEUs/ano em 2025. No entanto, os R$ 120 milhões de investimentos da Santos Brasil não deverão ser aplicados somente em obras, mas também na aquisição de mais novos equipamentos para o terminal. 

São eles: 5 empilhadeiras reach stackers, 1 MHC (Mobile Harbour Crane – Guindaste portuário sobre rodas), 2 terminal tractors, 3 caminhões, 3 semirreboques, 3 empilhadeiras e dois guindastes rodoviários. Para que fosse realizada a movimentação e armazenagem de carga geral do Tecon Imbituba, essa Companhia teve a autorização da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). “A medida foi adotada para entender a alta demanda de cargas gerais na região Sul do País. Com o crescimento, o Porto de Imbituba se tornou uma das opções para essas operações e fomos em busca de uma solução com a eficiência e a segurança que são marcas da Santos Brasil”, declara Roberto Teller, diretor de Operações Portuárias. 

Em 2022, o Porto de Imbituba alcançou um mais novo patamar, conquistando o melhor resultado do ano em sua história, com a movimentação de 7,1 milhões de toneladas. Se relacionado ao recorde anterior, registrado no ano de 2021, houve um crescimento de cerca de 3,6% no volume movimentado. 

Com o fácil acesso ferroviário, rodoviário e marítimo e a localização estratégica, a Santos Brasil faz operações em Imbituba o TCG, que dispõe de atendimentos com grandes diferenças e uma equipe treinada para armazenar cargas de alta complexidade e valor muito bem agregado, e o Tecon, já está preparado para receber os maiores navios do mundo, sem nenhuma restrição de navegação ou até física.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR