1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / A capital do petróleo Macaé têm primeiro caso de Covid-19 confirmado | Empreiteiras offshore estão demitindo operários na Bacia de Campos
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura

A capital do petróleo Macaé têm primeiro caso de Covid-19 confirmado | Empreiteiras offshore estão demitindo operários na Bacia de Campos

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 28/03/2020 às 12:44
Macaé Petrobras Petróleo Covid-19 Coronavírus
Dr. Aluízio, prefeito de Macaé.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com o sistema de distribuição e logística de insumos do petróleo interrompido em Macaé causado pelo Covid-19, a sombra da recessão volta a pairar sobre a cidade

Macaé já vinha sofrendo de imediato os impactos da epidemia causado pelo Covid-19 em sua economia, que é quase toda baseada na industria do petróleo e agora potencializada com o primeiro caso confirmado oficialmente ontem(27) pelas autoridades do governo municipal.

Poderá haver demissões em massa em Macaé

Empresas terceirizadas que prestam serviços a Petrobras e outras petroleiras, já começaram a dispensar funcionários. Não apenas munícipes de Macaé, mas de outras cidades produtoras de petróleo como Maricá, Niterói e adjacências.

Como a maioria da mão de obra agora é requisitada por demanda de serviços e os empregadores estão optando por contratos temporários, as empreiteiras demitem  ao invés de manter o funcionário, gerando custo sem poder produzir devido a recessão da pandemia.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A Petrobras havia aumentado a escala de trabalho para petroleiros próprios e terceirizados, de Macaé e outras cidade para evitar contágio, até mesmo deixando eles em quarentena dentro de seus camarotes ( confira aqui as fotos).

Estamos recebendo relatos de empresas como a Elfe Engenharia, Lift Group, Estrutural Engenharia entre outras, se vendo obrigadas a interromper serviços não essenciais e demitindo

Prestadoras de serviços do petróleo estão com dificuldades

O prefeito da cidade de Macaé ordenou através de decreto que barreiras sanitárias fossem instaladas em todas as entradas e saídas, apenas serviços a essenciais e moradores da cidade estão podendo passar. Com isso, cargas de insumos para unidades offshore estão dificuldades de atravessar. Alimentos, equipamentos e matérias de higiene usados em plataformas, colocando em risco operações já reduzidas devido ao Covid-19.

A Petrobras emitiu nova e vai interromper todas as atividades indeterminadamente, funcionando apenas os serviços de produção, afinal, sem petróleo o Macaé e nem o Brasil terá condições de manter qualquer outro serviço essencial sem combustível.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos