A Bahia está avançando como um dos principais estados atuantes em energia eólica e solar. Além disso, também avança como uma grande geradora de vagas de emprego no setor.
Na manhã desta quarta-feira (1º), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), assinou, com a empresa Ventos de São Vitor 01 Energias Renováveis S/A, um termo de cooperação técnica. O intuito é oferecer vagas de emprego para a mão de obra profissional dos municípios de Itaguaçu da Bahia, Xique-Xique e Gentio do Ouro, para a construção do Parque Eólico Ventos de São Vitor. A estimativa é que sejam geradas, por ora, 600 vagas de emprego diretos com o objetivo de que mais da metade dos contratados sejam da região dos municípios da Bahia. A Rede SineBahia já efetuou o cadastramento e a atualização cadastral de pelo menos 1.200 trabalhadores por meio de um formulário eletrônico.
Leia outras notícias relacionadas
Bahia está se tornando um dos principais polos de energia eólica e solar do Brasil
Segundo Davidson Magalhães, titular da Setre, a Bahia está se tornando um dos principais polos de energia limpa do Brasil, com a energia eólica e solar, unindo a geração de vagas de emprego e renda e desenvolvimento sustentável.
De acordo com Magalhães, a secretaria espera consolidar cada vez mais a parceria com os empreendimentos, como este do parque eólico, que chega à Bahia e reafirma o compromisso de realizar um processo de intermediação com foco na qualidade, gerando às empresas opções de contratações que estejam dentro do perfil esperado, e promovendo cursos gratuitos com foco em atender às atuais demandas do mercado.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Gilberto Peixoto, diretor de instalação da Essentia Energia, também destacou a essencialidade do convênio, afirmando que a empresa já vem atuando em parceria com a secretaria há bastante tempo.
O parque eólico está avançando de forma satisfatória e até agora, já foram geradas mais de 1.100 vagas de emprego no projeto, um número bem maior do que o previsto inicialmente. Também estiveram presentes no evento virtual de assinatura, Kadine Santos, coordenadora estadual de Intermediação para o Trabalho e Seguro Desemprego, e Marcos Garrosino, gerente de projetos da Ventos de São Vitor.
Saiba mais sobre o parque eólico na Bahia
Em construção desde janeiro o empreendimento de energia eólica terá cerca de R$ 2,3 bilhões em investimentos e capacidade instalada de 2GW. A data prevista para o início das operações será no segundo semestre do próximo ano, com o parque eólico totalmente operacional já no primeiro trimestre de 2023.
A estimativa é que sejam geradas mais 2 mil vagas de empregos somente durante as obras de construção. Além do parque eólico, a empresa também constrói um complexo de energia solar em Oliveira dos Brejinhos, que tem previsão de ser concluído no fim deste ano.
Bahia evoluindo na geração de vagas de emprego no setor renovável
Atualmente, a Bahia lidera o ranking dos estados que atuam com energia eólica e solar acumulada entre os meses de janeiro a agosto deste ano, sendo também um dos principais geradores de vagas de emprego do setor.
A geração de oportunidades e renda no estado é muito favorável, chegando a serem criados 13 mil postos de trabalho diretos, só na parte de construção dos parques de energia eólica e solar. A estimativa é que sejam gerados mais de 64 mil vagas de emprego na construção de parques que ainda serão iniciados.