6 mil vagas de emprego serão geradas com as obras do novo Estaleiro de Lucena na Paraíba

vagas de emprego estaleiro Lucena

Vai ser o único estaleiro de reparos de navios de toda a América do sul. Vai gerar 6 mil vagas de emprego diretos e indiretos, disse a vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano

Nesta terça-feira 3 de setembro, a Assembleia Legislativa da Paraíba instalou, a Frente Parlamentar Brasil (Paraíba)-China, que tem o objetivo de facilitar o contato e fazer parcerias comerciais com o país asiático e, assim, trazer investimentos, recursos, gerando novas vagas de emprego para o estado. O Grupo também lutará pela construção de um estaleiro na cidade de Lucena. Em abril deste ano o Governo assinou com chineses um Protocolo de Intenções com o estaleiro chinês de reparos navais IMC YY 

O deputado Lindolfo Pires, presidente da Frente Parlamentar, ressaltou que a relação comercial da Paraíba com a China pode se transformar em uma nova geração de emprego e renda para o estado.

“Esse investimento no estaleiro já fez com que o próprio governador João Azevedo tivesse audiência  semana passada com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para mostrar que esse também será um dos maiores investimentos feitos no Brasil. Nós estamos falando de mais de um bilhão de dólares a ser investido. Então, a Assembleia deve participar ativamente desse processo e de todas essas tratativas em virtude da dimensão dos recursos que estão vindo”, afirmou.

O governador João Azevêdo disse após audiência em Brasília, que as obras para a implantação do estaleiro já devem ser iniciadas no próximo ano. “O projeto já possui licença ambiental e a próxima etapa a ser feita é o detalhamento da parte de engenharia e esperamos que, 24 meses após o início das obras, já tenhamos o primeiro navio a ser reparado em Lucena”, frisou.

Ainda de acordo com o governador, o empreendimento irá viabilizar a implantação de um Distrito Industrial na região. “Um estaleiro como esse faz a recuperação da estrutura macro de um navio, entretanto, nós estamos planejando, em parceria com a prefeitura de Lucena, a instalação de um Distrito Industrial para atrair as empresas que farão o serviço complementar ao trabalho do estaleiro, o que irá gerar muitos empregos”, explicou.

Para a vice-governadora Lígia Feliciano, que esteve em uma comitiva na China em julho, a Paraíba possui muitos atrativos e bons índices sociais que podem levar chineses a investirem em diversas áreas no estado, como energia solar e maricultura.

“Fomos a cinco ministérios do governo federal para ter o comprometimento, pois é um investimento em torno de 4 bilhões de reais que não é só da Paraíba, é de interesse nacional. Vai ser o único estaleiro de reparos de navios de toda a América do sul. Vai gerar 6 mil vagas de emprego diretos e indiretos. Isso vai atrair as indústrias e trazer desenvolvimento para a Paraíba” frisou Lígia Feliciano.

Governo de SP quer receber os mesmos valores que o Rio em megaleilão do pré-sal

Flavia Marinho

About Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e experiente na indústria de construção naval. OBS: Não contratamos, então não envie currículos! Informações sobre empregabilidade apenas no site.