O Porto do Açu inaugurou nesta quarta-feira (8) mais um armazém do Terminal Multicargas (T-MULT), o segundo a entrar em operação.
Na fase atual da expansão do terminal, serão inaugurados dois novos galpões cobertos, totalizando três armazéns, aumentando em quatro vezes a capacidade estática de armazenamento para 110 mil toneladas e dobrando a área alfandegada do terminal para 360 mil m². Rogério Zampronha, CEO da holding Prumo; José Firmo, CEO do Porto do Açu; e Jean Cintra, Diretor Financeiro da Lundin Mining Brasil, estiveram presentes no evento.
O novo armazém tem uma área de 6.800m² e apresenta capacidade estática aproximada de 45.000 toneladas. Ele servirá para atender às operações de exportação de cobre de Goiás, um mineral estratégico que ajudará na transição energética. Essas operações foram implantadas em parceria com a Lundin Mining Brasil e otimizarão os custos logísticos de importação de carga, pois balancearão o fluxo exportação-importação para Goiás.
O novo armazém, com área de 7.600m² e capacidade estática aproximada de 40.000 toneladas, será inaugurado no primeiro semestre de 2023 pelo T-MULT. Esta iniciativa visa atender principalmente os mercados de Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo, contribuindo para o suprimento nacional de fertilizantes.
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
- DAF Caminhões está agora apostando nos mercados de mineração, construção e setor florestal, trazendo modelos robustos da linha CF para enfrentar qualquer terreno e carga
- Como um píer flutuante inovador está salvando Manaus da seca histórica? Descubra a solução que está transformando a logística no Amazonas!
- Brasil negocia Nova Rota da Seda com a China para conectar o país ao maior mercado do mundo; Investimentos do gigante asiático já movimentou mais de R$ 5,8 TRILHÕES DE REAIS!
O Porto Açu é a alternativa logística mais eficiente para aumentar a competitividade das indústrias e do agronegócio do Sudeste e do Centro Oeste, com tempo de espera para atracação dos clientes muito menor do que a média dos demais portos do país, segundo José Firmo, CEO do Porto do Açu.
A ampliação do Terminal Multicargas (T-MULT) é um dos fatores que indicam o sucesso da parceria firmada entre a Lundin Mining e o Porto do Açu. O Diretor Presidente da Lundin Mining, Ediney Drummond, comenta que o objetivo da empresa é continuar trabalhando de forma sustentável e viabilizar progressos como esse.
Através das expansões recentes realizadas na infraestrutura, o T-MULT tem contribuído para alavancar o desenvolvimento pavimentado pela expectativa de crescimento do agro brasileiro. Estas incluem um armazém coberto para cargas especiais com 25.000 toneladas de capacidade estática, habilitando a realização das primeiras importações de fertilizantes, bem como a construção de um novo pátio em parceria com a Minas Gusa.
Com 35 mil m² de área, este foca na importação de combustíveis sólidos para as indústrias siderúrgica e cimenteira. Além disso, devido à grande área disponível e flexibilidade oferecida pelo Porto do Açu, o T-MULT tem potencial para mais expansões futuras, tais como extensão do berço e aumento de pátio e áreas de armazenagem.
Sobre o Terminal Multicargas (T-MULT)
O T-MULT é um terminal de movimentação de granéis sólidos e carga de projeto em funcionamento desde 2016. O T-MULT é capaz de conectar as principais rodovias nacionais sem restrição de acesso, além de oferecer waiting time mínimo e alta taxa de produtividade.
Com isso, o T-MULT conseguiu o crescimento exponencial de operações de exportação, importação e cabotagem a cada ano, dobrando suas operações em apenas dois anos. Com o equilíbrio entre cargas de importação e exportação, o T-MULT também oferece soluções competitivas focadas na necessidade dos clientes.
Além disso, para 2023, a expectativa é que ele quase dobre seu volume movimentado em relação a 2022. Paralelamente à expansão do Terminal Multimodal, o Porto do Açu também prepara uma transição energética com acordos para instalação de plantas de hidrogênio verde, fertilizantes nitrogenados e HBI.