1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen pretende lançar Micro-ônibus elétrico que anda sozinho pelas ruas e substitui o uso de um motorista
Tempo de leitura 4 min de leitura

Volkswagen pretende lançar Micro-ônibus elétrico que anda sozinho pelas ruas e substitui o uso de um motorista

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 12/05/2021 às 17:44
Atualizado em 24/10/2021 às 12:55
Volkswagen - Multinacional - carros eelltricos - micro ônibus - motorista
Micro ônibus sem o uso de motorista da VW – Fonte: Techradar

Com o objetivo de inovar no mercado de carros elétricos autônomos, a multinacional Volkswagen pretende desenvolver uma espécie de Micro-ônibus que anda sozinho pelas ruas e dispensa o uso de um condutor

Multinacional Volkswagen anunciou que o Micro-ônibus elétrico ID Buzz, será lançado como uma espécie de “ônibus-robô” para fornecer soluções de compartilhamento de veículos acessíveis em cidades graças à tecnologia de direção autônoma Nível 4 até 2025. Testes com a empresa autônoma de compartilhamento de caronas MOIA serão realizados em Munique e na Pensilvânia ainda este ano, usando protótipos do ID Buzz.

Leia também

Após chefão da Volkswagen anunciar o encerramento da produção de motores a combustão a gasolina e a diesel, a montadora lança Micro-ônibus elétrico autônomo

O “driver digital”, como a Volkswagen chama o ID Buzz, ainda não está completo. Nem, na verdade, é o carro inovador que muitos estão imaginando. A multinacional Volkswagen vai começar a construí-lo no próximo ano, mas o que a montadora está anunciando hoje é que está trabalhando com a empresa de tecnologia autônoma Argo AI para construir um sistema autônomo ultra ambicioso. Ele será implementado em áreas urbanas específicas pela MOIA como parte de seu programa de compartilhamento de caronas.

O nível 4 é uma espécie de autonomia que foi comprovada em um teste da AutoX em Shenzhen, China, onde os robôs-eixos realmente estão se locomovendo por conta própria. É definido como o veículo que tem a capacidade de um ser humano se sobrepor, mas é completamente autossuficiente em uma área geograficamente restrita.

Portanto, a ideia é que você diga ao carro que ele pode ir a qualquer lugar que quiser, digamos, em Pittsburgh, e que ele estará equipado com o conhecimento e a experiência para lidar com qualquer coisa que for jogada contra ele.

A ideia inovadora da multinacional Volkswagen para veículos autônomos e sem motoristas

“Os veículos com driver digital permitem o acesso à mobilidade para realmente todos, você democratiza a mobilidade, é um produto de serviço”, disse o chefe de Mobilidade como Serviço da multinacional Volkswagen, Christian Senger. “O motorista digital será ainda mais seguro do que o motorista humano”.

E como nosso compromisso com a mobilidade dos veículos elétricos nas cidades também pode ser muito limpo, as cidades se tornam mais atraentes para se viver.” Se ao menos já houvesse qualquer forma amplamente disponível de transporte rodoviário acessível em torno de rotas definidas nas cidades. Oh espere, aí está: é o transporte público. O humilde ônibus tem feito esse trabalho por décadas sem que ninguém pensasse “o verdadeiro problema com isso é que tem um motorista” em vez de “o verdadeiro problema com isso é que um cara esquisito está falando comigo de novo, cara”.

Micro ônibus da multinacional Volkswagen promete ser um sucesso

Os ônibus já têm suspensão pronta para que possam ser rebaixados para tornar a passagem por uma rampa facilmente acessível; eles também são grandes para que você possa acomodar muitas pessoas a bordo e estão amplamente disponíveis em ambientes urbanos.

A multinacional Volkswagen diz que 50% do mercado de compartilhamento de caronas vive em 10 cidades dos Estados Unidos e da Europa: Los Angeles, Nova York, Chicago, Atlanta, Dallas, Houston, Miami, Boston e Washington DC nos Estados Unidos e Hamburgo, Barcelona, Roma, Madrid, Paris, Nápoles, Milão, Berlim, Atenas e Viena na Europa.

A Inteligência Artificial da Argo usada no novo carro elétrico da Volkswagen usa câmeras, lidar de longo alcance, lidar de curto alcance, microfones e radar para tentar replicar a consciência em torno do veículo que é necessária.

Ele testa seus IAs forçando-os a cenários “difíceis”, como intercâmbios complexos, e embora eles ainda não estejam lá, a Argo está confiante de que será capaz de lançar drivers autônomos de nível 4 até 2025 e que o ID Buzz é a plataforma certa para fazer isso.

A MOIA está tão confiante na IA da Argo que já é a primeiro cliente do projeto da VW, que deve cumprir a data de 2025 com lançamento em Hamburgo, embora o Uber tenha acabado de vender sua desastrosa tentativa de carro autônomo.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos