1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen investe na criação do seu novo centro de desenvolvimento de híbridos com etanol e Brasil será referência para os demais países emergentes
Tempo de leitura 3 min de leitura

Volkswagen investe na criação do seu novo centro de desenvolvimento de híbridos com etanol e Brasil será referência para os demais países emergentes

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 13/07/2021 às 12:01
Atualizado em 24/10/2021 às 12:25
Volkswagen - etanol - híbridos - investimento
Fábrica da Volkswagen no Paraná – créditos: domtotal
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Volkswagen aplica investimentos em seu novo centro de P&D que utilizará etanol e outros biocombustíveis em carros híbridos, fazendo do Brasil referência para os demais países emergentes

A Volkswagen está aplicando uma série de investimentos em seu novo centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que utilizará etanol e outros biocombustíveis em carros híbridos. O objetivo da montadora alemã é buscar uma combustão mais eficientes e novas soluções híbridas, focando no mercado de países emergentes. O investimento é uma resposta da Volkswagen para o atraso que é esperado na transição global para os elétricos, inclusive no território indiano.

Leia também

CEO da Volkswagen América Latina se pronuncia

De acordo com Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Laina, sediar o novo Centro de P&D para etanol no Brasil, coloca a América Latina em evidência no “mundo Volkswagen”.

Segundo o executivo, poder desenvolver, liderar e exportar soluções tecnológicas através do uso da energia limpa dos biocombustíveis como o etanol, se caracteriza como uma estratégia complementar às motorizações de carros elétricos, híbridos e a combustão nos mercados emergentes.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Di Si afirma que no investimento, a Volkswagen atuará em parceria com o Governo, agroindústria e universidades para que se possa trabalhar com o que há de melhor para o futuro automotivo. O próprio executivo da Volkswagen na América Latina já havia dado alguns “spoilers” sobre tal assunto, indicando que a empresa não tinha o mesmo posicionamento em relação aos países europeus.

Etanol e carros híbridos são a única saída, afirma a Volkswagen

O plano da Volkswagen para Europa é ser 100% neutra em emissões de carbono entre 2033 e 2035, data em que a União Europeia possivelmente banirá a venda de carros com motores a combustão.

Já no caso dos mercados emergentes, como o do Brasil, a empresa explica que a falta de investimentos em infraestrutura de recarga, energia renovável e renda, impossibilita a eletrificação. Sendo assim, o etanol surge como uma única opção viável para os carros híbridos.

De acordo com um estudo da World Wildlife Fund (WWF) no Brasil, até 2030, 72% de demanda nacional de biocombustíveis será suprida apenas se as pastagens degradadas atualmente receberem uma otimização para não comprometer a produção de alimentos.

Expectativas para o futuro automotivo do Brasil

O estudo mostra que atualmente, 1,2% do território nacional é usado para cultivar cana-de-açúcar, com 0,8% usados para a produção de etanol e 92% da cana colhida vem do Centro-Sul e 8% do Nordeste.

Então, para o Brasil, é possível esperar motores da série EA211, utilizando a tecnologia TSI com ciclo Miller, injeção dupla de alta pressão e turbina de geometria variável. Além disso, poderá ser utilizada a hibridização leve com 12V ou 48V, tendo em vista que ela não será mais utilizada na Europa daqui a 10 anos.  

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos