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Volkswagen com seu motor a ar marcou uma era, tornando a marca um ícone global de robustez e simplicidade: como essa tecnologia única mudou a indústria automotiva e se firmou no Brasil?

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 10/11/2024 às 06:09
Volkswagen com seu motor a ar marcou uma era, tornando a marca um ícone global de robustez e simplicidade: como essa tecnologia única mudou a indústria automotiva e se firmou no Brasil?
VOLKSWAGENS COM MOTOR A AR CONQUISTARAM O MUNDO (Imagem: Reprodução)

A história da Volkswagen começou de maneira modesta, com a criação de veículos equipados com motor a ar, conhecidos por sua robustez e simplicidade. Esses modelos não apenas conquistaram o mercado europeu, mas também deixaram uma marca indelével no mundo todo, especialmente no Brasil, onde os “Volkswagens” ganharam popularidade e ainda são vistos nas ruas. A inovação do motor boxer refrigerado a ar transformou esses carros em fenômenos mundiais, atingindo seu auge nas décadas do pós-guerra.

O apelo dos veículos Volkswagen com motor a ar residia na confiabilidade e na facilidade de manutenção. Esse tipo de motor simplificava a mecânica, tornando esses carros acessíveis para uma população que precisava de transporte econômico e durável, especialmente em áreas rurais. A trajetória desses veículos icônicos, sua importância para a indústria automotiva e como se tornaram um marco no Brasil e no mundo.

A origem da Volkswagen com motor a ar

Nos anos 1930, o governo alemão buscava desenvolver um carro acessível para o público, e Adolf Hitler especificou um modelo que fosse eficiente e capaz de transportar uma família. Ele contou com o engenheiro Ferdinand Porsche, que usou como referência um motor de refrigeração a ar, ideal para ambientes rurais, onde a manutenção era mais difícil.

Inspirado pela fabricante Tatra, que já utilizava um motor semelhante, Porsche desenvolveu o primeiro protótipo do que se tornaria o Volkswagen, um veículo popular que viria a ser produzido em massa após a Segunda Guerra Mundial.

A tecnologia do motor a ar era particularmente eficaz: o sistema de refrigeração a ar eliminava a necessidade de radiadores e líquidos de refrigeração, tornando-o resistente a climas quentes e frios. Isso era essencial para áreas rurais, pois o motor a ar era simples de consertar e, em muitos casos, permitia que os próprios proprietários fizessem reparos básicos.

Conquista dos mercados e a expansão no Brasil

Após a guerra, a Volkswagen começou a fabricar o Volkswagen Sedan, conhecido popularmente como Fusca, que se tornou símbolo de praticidade e durabilidade. No Brasil, a marca estabeleceu uma fábrica em São Bernardo do Campo, em 1957, consolidando-se com a Kombi e o Fusca. Esses veículos eram adequados às condições brasileiras, que contavam com estradas de terra e longas distâncias, onde o motor a ar se destacava por sua resistência e simplicidade.

Características da Volkswagen com motor a ar

Os veículos com motor a ar possuíam uma mecânica única. Com motor boxer de quatro cilindros, esses modelos eram compactos e leves, facilitando a condução e a manobra. O motor traseiro e o câmbio sincronizado garantiam eficiência e confiabilidade. As suspensões eram adaptadas para suportar terrenos irregulares, e o chassi espinha dorsal contribuía para uma distribuição de peso equilibrada.

Além disso, o motor a ar gerava grande torque em baixas rotações, ideal para terrenos acidentados. Essas características tornaram os Volkswagen a ar valiosos em estradas não pavimentadas, especialmente no Brasil, onde o Fusca era amplamente utilizado em áreas rurais. A simplicidade do design permitia que mecânicos locais realizassem manutenção facilmente, o que fortaleceu ainda mais a aceitação desses modelos.

O legado duradouro

Ao longo das décadas, a Volkswagen lançou diversos modelos que mantinham o motor a ar, como o Fusca, a Kombi e o esportivo Karmann Ghia. Esses veículos se tornaram símbolos da cultura automotiva, com o Fusca conquistando milhões de admiradores ao redor do mundo. Em 1972, o Fusca ultrapassou o recorde de vendas do Ford Model T, tornando-se o carro mais vendido até então.

No Brasil, o Fusca e a Kombi consolidaram-se como veículos utilitários e versáteis, e ainda são utilizados por colecionadores e entusiastas. Em 1993, o então presidente Itamar Franco incentivou a produção do Fusca, conhecido como Fusca Itamar, marcando uma última fase de sucesso para o motor a ar no país.

A Volkswagen, com seus veículos equipados com motor a ar, não apenas conquistou o mercado mundial, mas também estabeleceu um legado que perdura até hoje. Esses carros foram a base do crescimento da marca, que se transformou em uma das maiores montadoras do mundo. A simplicidade, economia e robustez dos modelos a ar marcaram a história da indústria automotiva e conquistaram gerações de consumidores.

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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