1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen anuncia investimento de 1 bilhão de euros no Brasil para expandir seu modelo de negócios e gerar novos empregos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Volkswagen anuncia investimento de 1 bilhão de euros no Brasil para expandir seu modelo de negócios e gerar novos empregos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/07/2023 às 12:11
Volkswagen anuncia investimento de 1 bilhão de euros no Brasil para expandir seu modelo de negócios e gerar novos empregos
Foto: Divulgação

A multinacional Volkswagen anunciou investimento bilionário no Brasil que promete gerar milhares de empregos e alavancar o seu modelo de negócios na América do Sul.

A Volkswagen, montadora alemã de veículos, anunciou nesta terça-feira (4) seus novos planos de investimento no Brasil. A multinacional pretende aplicar 1 bilhão de euros no país, nos próximos 4 anos, o equivalente, nas cotações atuais, a um valor de R$ 5,2 bilhões. O foco é ampliar em 40% o tamanho da empresa no seu maior mercado na América do Sul até 2027, gerando milhares de empregos na região.

Investimento da empresa trará 15 novos veículos

A estratégia de investimento da Volkswagen, que promete gerar diversos empregos, é ampliar a produção de veículos elétricos, híbridos e movidos a etanol no mercado doméstico. A expectativa é lançar 15 novos modelos nessa linha até 2025. Como parte da comemoração dos 70 anos da VW no país, a Volkswagen já anunciou que os modelos Id,4 e Id. Buzz, considerada a sucessora elétrica da Kombi, estarão disponíveis no país a partir do segundo semestre deste ano.

Segundo Alexander Seitz, diretor executivo do Grupo Volkswagen na América do Sul, com o investimento, a empresa está fabricando veículos extremamente atrativos para os consumidores no Brasil e na América do Sul. Isso ajudará a Volkswagen a impulsionar a transformação em carbono zero e mobilidade total em rede e a empresa está fazendo um bom avanço, além de gerar diversos empregos. O novo Polo já é o carro mais comercializado do país. O lançamento do líder de vendas ID.4 e do icônico ID.Buzz no mercado nacional dará um impulso à Volkswagen.

Montadora almeja crescer até 11% ao ano

A montadora alemã afirma que sua meta, com o investimento bilionário no Brasil, é crescer até 11% a cada ano na América do Sul até 2030. Outro setor que a empresa promete ampliar no país são os carros por assinatura, que deve gerar ainda diversos empregos.

Segundo Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, como o mercado automotivo em rápida expansão, a América do Sul é de interesse estratégico para a empresa. Nos últimos anos, a equipe local conseguiu um maior lucro e competitividade. O objetivo agora é continuar atuando na posição de custo e, ao mesmo tempo, implementando a ofensiva do produto.

Vale lembrar que o anúncio do investimento acontece uma semana após a montadora suspender a produção nas fábricas do país. A suspensão temporária é motivada pela estagnação do mercado de carros novos no país, apesar da política de incentivos do governo ao consumo de veículos.

A estimativa é que a paralisação perdure apenas enquanto o programa do governo ainda estiver em vigência. Vale ressaltar que o governo federal estendeu o prazo para o programa, que, segundo o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, deve ser finalizado quando houver queda na taxa de juros Selic.

Volkswagen apresenta novo T-Cross

Longe do Brasil, a Volkswagen anunciou as primeiras imagens e informações do novo T-Cross na Europa, um SUV compacto que é um dos seus modelos globais mais vendidos.

Como já esperado, o T-Cross 2024 passou a contar com um visual mais marcante e agressivo, graças à nova grade dividida por um friso cromado e os para-choques com elementos triangulares que acomodam luzes de LEDs, do sistema chamado de IQ.LIGHT, pela primeira vez no SUV.

Na traseira, além do para-choque com um desenho atualizado e com uma pequena faixa em colmeia, chama a atenção o novo layout das lanternas, que exibem uma iluminação no formato de um X. A Volks não foi além, mudando apenas as rodas do modelo europeu.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos