A multinacional Volkswagen anunciou investimento bilionário no Brasil que promete gerar milhares de empregos e alavancar o seu modelo de negócios na América do Sul.
A Volkswagen, montadora alemã de veículos, anunciou nesta terça-feira (4) seus novos planos de investimento no Brasil. A multinacional pretende aplicar 1 bilhão de euros no país, nos próximos 4 anos, o equivalente, nas cotações atuais, a um valor de R$ 5,2 bilhões. O foco é ampliar em 40% o tamanho da empresa no seu maior mercado na América do Sul até 2027, gerando milhares de empregos na região.
Investimento da empresa trará 15 novos veículos
A estratégia de investimento da Volkswagen, que promete gerar diversos empregos, é ampliar a produção de veículos elétricos, híbridos e movidos a etanol no mercado doméstico. A expectativa é lançar 15 novos modelos nessa linha até 2025. Como parte da comemoração dos 70 anos da VW no país, a Volkswagen já anunciou que os modelos Id,4 e Id. Buzz, considerada a sucessora elétrica da Kombi, estarão disponíveis no país a partir do segundo semestre deste ano.
Segundo Alexander Seitz, diretor executivo do Grupo Volkswagen na América do Sul, com o investimento, a empresa está fabricando veículos extremamente atrativos para os consumidores no Brasil e na América do Sul. Isso ajudará a Volkswagen a impulsionar a transformação em carbono zero e mobilidade total em rede e a empresa está fazendo um bom avanço, além de gerar diversos empregos. O novo Polo já é o carro mais comercializado do país. O lançamento do líder de vendas ID.4 e do icônico ID.Buzz no mercado nacional dará um impulso à Volkswagen.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Montadora almeja crescer até 11% ao ano
A montadora alemã afirma que sua meta, com o investimento bilionário no Brasil, é crescer até 11% a cada ano na América do Sul até 2030. Outro setor que a empresa promete ampliar no país são os carros por assinatura, que deve gerar ainda diversos empregos.
Segundo Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, como o mercado automotivo em rápida expansão, a América do Sul é de interesse estratégico para a empresa. Nos últimos anos, a equipe local conseguiu um maior lucro e competitividade. O objetivo agora é continuar atuando na posição de custo e, ao mesmo tempo, implementando a ofensiva do produto.
Vale lembrar que o anúncio do investimento acontece uma semana após a montadora suspender a produção nas fábricas do país. A suspensão temporária é motivada pela estagnação do mercado de carros novos no país, apesar da política de incentivos do governo ao consumo de veículos.
A estimativa é que a paralisação perdure apenas enquanto o programa do governo ainda estiver em vigência. Vale ressaltar que o governo federal estendeu o prazo para o programa, que, segundo o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, deve ser finalizado quando houver queda na taxa de juros Selic.
Volkswagen apresenta novo T-Cross
Longe do Brasil, a Volkswagen anunciou as primeiras imagens e informações do novo T-Cross na Europa, um SUV compacto que é um dos seus modelos globais mais vendidos.
Como já esperado, o T-Cross 2024 passou a contar com um visual mais marcante e agressivo, graças à nova grade dividida por um friso cromado e os para-choques com elementos triangulares que acomodam luzes de LEDs, do sistema chamado de IQ.LIGHT, pela primeira vez no SUV.
Na traseira, além do para-choque com um desenho atualizado e com uma pequena faixa em colmeia, chama a atenção o novo layout das lanternas, que exibem uma iluminação no formato de um X. A Volks não foi além, mudando apenas as rodas do modelo europeu.