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Localização MA, SC Tempo de leitura 3 min de leitura

VLI fecha nova parceria com Hidrovias do Brasil para focar no desenvolvimento da Ferrogrão

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 01/06/2021 às 12:57
VLI - ferrogrão - Hidrovias
Ferrovia Norte Sul – créditos – Governo SC Divulgação

A VLI unirá seus conhecimentos com a Hidrovias do Brasil para estudar uma nova solução na logística multimodal para a Ferrogrão

A empresa de logística VLI e a Hidrovias do Brasil S.A, operadora de logística que tem foco no transporte hidroviário, anunciaram nesta quinta-feira (27) uma parceria para avaliação técnica conjunta do projeto da Ferrogrão.

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Entenda o objetivo da parceria entre a VLI e a Hidrovias

A Ferrogrão é de suma importância na alavancagem do fluxo de grãos pelo Arco Norte e também faz parte de uma linha de 993 km entre Miritituba (PA) e Sinop (MT). Através da parceria, a VLI e a Hidrovias do Brasil unirão seus conhecimentos no estudo de uma nova solução logística multimodal para o Ferrogrão e também na busca de um novo investidor para atuar no prosseguimento do projeto.

De acordo com o CEO da VLI, Ernesto Pousada, o Arco Norte abre caminho para o crescimento do Brasil de forma eficiente, planejada e sustentável. A infraestrutura que está em desenvolvimento é organizada pelo Governo Federal para que o projeto Ferrogrão agregue valor aos usuários e também reduza o custo logístico total.

Para pousada, a região está mais perto do destino final da carga do agro exportada pelo Brasil, contribuindo para um custo logístico bem menor para o cliente, fazendo também com que seja utilizado menos combustível e sejam emitidos menos poluentes.

Atuações da VLI no mercado brasileiro

Com um crescimento acumulado de aproximadamente 90% nos volumes transportados por ferrovias nos últimos anos, a VLI já possui uma forte atuação na região por meio de operações como a do corredor Centro-Norte, que contempla os estados do Maranhão e de Tocantins.

O avanço dos indicadores segue de acordo com a amplificação da estrutura que está sendo implantada pela empresa no Norte do país de alguns anos para cá, onde estão inclusos Terminais Integradores de Palmeirante e Porto Nacional, em Tocantins.

Além disso, nos últimos cinco anos, foi investido cerca de R$ 1 bilhão pela VLI no corredor, em material rodante e melhorias de via, trazendo à operação ainda mais eficiência.

Presença da Hidrovias do Brasil no Arco Norte

A Hidrovias do Brasil também atua no serviço de logística integrada para transportadores contínuos voltados para a navegação fluvial no Arco Norte. Atualmente, a capacidade da Hidrovias do Brasil no Corredor Norte é representada por uma frota própria de empurradores e barcaças utilizadas para movimentar produtos, pela Estação de Transbordo de Carga (ETC) de Miritituba, e pelo Terminal de Uso Privado de Barcarena.

No ano passado, o volume transportado no Corredor Norte teve um crescimento de 46% chegando a 6,3 milhões de toneladas se comparado ao ano anterior. Para Fabio Schettino, CEO da Hidrovias do Brasil, a Ferrogrão é um projeto muito importante para o País. A empresa está discutindo um projeto inovador para a competitividade do agronegócio no Brasil e também para as empresas que atuam nessa região.

Ele afirma que o sistema logístico hidroviário da empresa no Arco Norte completa o projeto da Ferrogrão, fazendo com que a carga chegue com valores mais competitivos nos portos de exploração.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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