1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Vestas recebe pedido de 534 MW para ampliar o parque eólico Casa dos Ventos e torná-lo o maior projeto de energia eólica da América Latina
Tempo de leitura 3 min de leitura

Vestas recebe pedido de 534 MW para ampliar o parque eólico Casa dos Ventos e torná-lo o maior projeto de energia eólica da América Latina

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/12/2020 às 13:23
Vestas - energia eólica - casa dos ventos
Torre de energia eólica da Vestas

Para este projeto de energia eólica com a Casa dos ventos, a Vestas desenvolveu uma solução customizada, com turbinas eólicas V150-4.2 MW, algumas entregues em 4,3 MW e outras em 4.5 MW Power Optimized Mode para maximizar a produção de energia do local, garantindo o menor custo de energia para o consumidor de energia.

A Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos de energia eólica no Brasil, fez um pedido de 534 MW para a segunda etapa do complexo do Rio do Vento, localizado no estado do Rio Grande do Norte. A extensão adicionará 504 MW à primeira fase do projeto junto a Vestas que está em construção, e o complexo combinado de mais de 1 GW será o maior parque de energia eólica da América Latina até o momento.

Leia também

Casa dos ventos está animada com o novo projeto de energia eólica

“Estamos honrados em poder estender nossa parceria com a Vestas, nos tornando o maior cliente da fabricante na América Latina e reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento de fontes renováveis no Brasil. Temos a convicção de que a tecnologia dos equipamentos nos permitirá extrair o recurso eólico da região de forma otimizada, atendendo nossos clientes com energia limpa e de baixo custo ”, explica Lucas Araripe, Diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos.

O contrato junto a Vestas inclui o fornecimento, instalação e comissionamento das turbinas de energia eólica, bem como um contrato de serviço Active Output Management 5000 (AOM 5000) de 20 anos. O projeto de energia eólica deve entrar em operação em 2023.

Vestas se anima em continuar parceria

“Estamos orgulhosos de continuar nossa colaboração de sucesso com a Casa dos Ventos e fornecer a eles uma solução personalizada que inclui nosso recém-introduzido Modo Otimizado de Energia de 4,5 MW, garantindo o máximo valor para o caso de negócios de nosso cliente”, disse Javier Rodriguez Presidente, Vestas Mediterranean. “A escala desse projeto mostra o potencial da energia limpa no Brasil e marca um grande passo na transição energética do país para um futuro mais sustentável”.

Este é o terceiro contrato assinado entre os sócios em menos de dois anos, totalizando 1,2 GW de aerogeradores, evidenciando a forte colaboração entre a Vestas e a Casa dos Ventos. Com esta operação, a Vestas fortalece ainda mais sua presença no Brasil, onde temos uma entrada total de pedidos de mais de 5,5 GW em energia eólica.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos