1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Desastre envolvendo derramamento de dezenas a centenas de toneladas de petróleo vazados de um navio no Mediterrâneo, faz Israel passar pelo maior desastre ambiental da história
Tempo de leitura 3 min de leitura

Desastre envolvendo derramamento de dezenas a centenas de toneladas de petróleo vazados de um navio no Mediterrâneo, faz Israel passar pelo maior desastre ambiental da história

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 23/02/2021 às 09:40
petróleo - israel - Oil Spill
ISRAEL OIL DISTARER

Israel luta para limpar praias após desastre envolvendo derramamento de dezenas a centenas de toneladas de petróleo vazados de um navio no Mediterrâneo

Israel está lutando para limpar o piche preto que desembarcou em suas praias após um vazamento de petróleo supostamente de um navio offshore. O Ministério do Meio Ambiente de Israel chamou o derramamento de “um dos desastres ecológicos mais graves” da história do país. As autoridades disseram que a limpeza pode levar meses, ou até anos.

Leia também

O petróleo tem manchado quase 160 quilômetros da costa de Israel, devastando a natureza e a vida selvagem e os danos podem ser duradouros. As autoridades aconselharam as pessoas a não usar as praias para banho, em sua costa do Mediterrâneo, enquanto milhares de trabalhadores e voluntários trabalhavam para limpar uma enorme mancha de piche.

O Ministério do Meio Ambiente de Israel alertou que o derramamento de petróleo ainda não havia sido contido, pois o piche continua a se lavar nas praias do país. “Dos 190 quilômetros de praia em Israel, 170 quilômetros foram atingidos pelo desastre ecológico”, disse a autoridade em sua página no Facebook no domingo. “O evento ainda não acabou, e o piche ainda continua a emitir para as praias.”

As autoridades estão investigando a origem do derramamento de óleo, mas segundo estimativas do Ministério de Proteção Ambiental, o piche foi resultado de “dezenas a centenas de toneladas” de petróleo sendo descarregado de um navio offshore.

Apesar das suspeitas, o governo ainda não tem certeza da fonte do derramamento. Resolver o mistério pode ser a chave para garantir que mais poluição não se lave nas costas de Israel e de seus vizinhos.

Ministra quer punir os responsáveis

A ministra da Proteção Ambiental Gila Gamliel, disse que sua “obrigação moral com o público é localizar os responsáveis pelo evento”, segundo o comunicado.

“Temos a possibilidade de processar a seguradora do navio responsável pela poluição e faremos de tudo para localizá-la”, disse.

Em uma declaração separada postada em sua conta no Twitter, Gamliel disse: “Estamos fazendo todos os esforços para encontrar os responsáveis pelo desastre, e traremos à aprovação do governo amanhã uma proposta de resoluções para reabilitar o meio ambiente”.

Enquanto isso, as imagens abaixo mostram a limpeza dramática do derramamento de petróleo nas praias de Israel

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos