O sistema da bicicleta elétrica, que possui caixa de câmbio integrada e motor com transmissão central, atraiu diversos investidores que já desejam ver essa tecnologia no mercado
Em meados de 2021, a empresa europeia Valeo Sistemas Automotivos relatou que estava se empenhando no desenvolvimento de uma bicicleta elétrica, que possui um motor com transmissão central e uma caixa de câmbio integrada. Quase um ano depois, no decorrer da semana, a multinacional francesa anunciou que esse sistema de propulsão desenvolvido por ela, já considerado ‘revolucionário’, está totalmente pronto e finalmente entrará em produção em meados do mês maio.
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Nova bicicleta elétrica da Valeo ganha destaque pelo seu motor com transmissão central e caixa de câmbio integrada
O novo motor desenvolvido pela Valeo poderia ser disponibilizado em breve a diversas bicicletas elétricas que necessitam do auxílio de pedais, já que inúmeros acordos comerciais foram firmados, com a estimativa de que pelo menos 14 empresas estejam envolvidas no projeto. Entretanto, em uma soma total, acredita-se que até o ano de 2024 cerca de 100 mil unidades serão finalmente entregues.
A bicicleta elétrica possui um motor com sistema de transmissão central e uma caixa de câmbio integrada, algo totalmente inovador no mercado dos bicicletas elétricas.
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Dentre as marcas principais que assinaram contrato de fornecimento desse tipo específico de esquema de propulsão para a Valeo, estão a Cycleurope, Fuel e VUF Bikes, que foram totalmente atraídas pela bicicleta elétrica da multinacional francesa, que chegou prometendo ser revolucionária, diferente de tudo o que está disponível no mercado atualmente. Esse tipo de sistema de propulsão dá um “adeus” às correntes que costumam escapar, dando mais segurança ao condutor da bicicleta elétrica.
Empresa francesa ajuda Valeo no desenvolvimento dos sistemas que agregam tecnologia e valor à bicicleta elétrica
Em parceria com a Effigear, uma grande empresa localizada em Maclas, na França, e especializada em produzir sistemas de transmissões viabilizadas para bicicletas elétricas, a Valeo conseguiu criar um sistema praticamente único para sua bike.
A Valeo resolveu optar por uma caixa de câmbio integrada com sete velocidades, interligada diretamente ao sistema do motor central. Desse modo, originou-se um sistema único, mas com dispositivo de dimensões limitadas.
O esquema de propulsão também permite que o desviador das caixas de câmbio de bicicletas seja desviado e permite o uso de um acionamento por correia, ao invés da corrente convencional, que é comumente ruidosa e menos fluida, precisando de lubrificação constante.
Desempenho da bicicleta elétrica
O motor da bicicleta elétrica pode ser instalado como uma unidade normal, produzida pela Bosch ou Brose. Desse modo, se torna muito mais fácil a instalação do motor em diversos modelos.
O sistema de transmissão funciona com 48 volts, tendo como fonte de alimentação uma bateria que pode ser instalada diretamente no quadro da bike. A empresa também possui outros modelos com motor de 750w, que está em fase de testes. Com relação ao desempenho, a Valeo relatou que o motor da bicicleta tem potência 60% acima da média, porém não especificou o exato número dessa potência.
A União Europeia possui uma lei que exige que a potência contínua não seja superior a 250 W, independente da potência que for efetivamente entregue. Mas, para deixar mais claro sobre a potência da bike, pode-se dizer que a bicicleta elétrica é capaz de gerar em torno de 13 kgfm de torque, sendo algo muito interessante se tratando de uma bicicleta.