1. Início
  2. / Indústria
  3. / Vale fecha parceria com a China em 7 acordos para comemorar o 50° aniversário da primeira exportação ao país
Tempo de leitura 3 min de leitura

Vale fecha parceria com a China em 7 acordos para comemorar o 50° aniversário da primeira exportação ao país

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 29/03/2023 às 17:30
Vale
Vale (foto/divulgação)

Nesta quarta-feira (29), a Vale anunciou a assinatura de sete acordos com diversos parceiros chineses para fortalecer sua agenda estratégica e fortalecer as relações com a China.

O anúncio foi feito no Simpósio Empresarial Brasil-China, realizado em Pequim pelas autoridades brasileiras e chinesas. Alexandre Silva D’Ambrosio, vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale, participou do seminário.

Acordo é em comemoração à primeira exportação a China

Os anúncios incluem um acordo de investimento para o projeto Morowali na Indonésia; dois acordos com um cliente chinês e um fornecedor chinês em apoio à agenda de descarbonização da empresa; dois MoUs de cooperação estratégica abrangentes com grandes bancos chineses; e outros dois acordos para fortalecer a cooperação com universidades chinesas. Os acordos ocorreram quando a Vale comemorou o 50º aniversário de sua primeira exportação de minério de ferro para a China em 1973.

“Como parceira da China há 50 anos e fornecedora confiável de matérias-primas para a indústria siderúrgica chinesa, a Vale tem um compromisso de longo prazo com o mercado chinês”, disse Alexandre Silva D’Ambrosio. “Continuaremos a fornecer ao país produtos de minério de ferro de alta qualidade para apoiar o desenvolvimento contínuo de sua economia e aprofundar ainda mais nossas parcerias estratégicas em mineração sustentável e soluções de baixo carbono”.

Investimento do projeto indonésio

A subsidiária da Vale na Indonésia (PT Vale Indonesia), juntamente com a Taiyuan Iron & Steel Co., Ltd. Ltd (Tisco) e Shandong Xinhai Technology Co., Ltd. A Xinhai Co., Ltd. assinou um acordo de investimento para construir uma planta de processamento de ferro-níquel com conversor elétrico de níquel (RKEF) e instalações de apoio com uma produção anual de mais de 73.000 toneladas em Morowali, Indonésia. 

O projeto será alimentado por geração de energia a gás e espera-se que se torne um projeto verde e de baixo carbono. A Taiyuan Iron and Steel Co., Ltd. é uma produtora de aço inoxidável de renome mundial e faz parte da Baowu, a maior empresa siderúrgica estatal da China.

Vale e o biocarvão

A Vale anunciou a assinatura de um acordo de cooperação com a Baosteel, subsidiária da China Baowu, para desenvolver em conjunto a aplicação de biocarvão na indústria siderúrgica. O biochar é produzido a partir da biomassa e é considerado um substituto do carvão no processo siderúrgico, com potencial para reduzir as emissões de carbono.

Embora não haja nenhum caso de aplicação industrial de biocarvão em siderúrgicas na China, a indústria tem tomado a energia de biomassa como uma rota tecnológica estratégica para a metalurgia de baixo carbono. É vital para a Vale estar envolvida no desenvolvimento dessa tecnologia, que contribuirá para sua meta de reduzir as emissões de Escopo 3 em 15% até 2035.

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos