O governo está preocupado com a situação de 600 trabalhadores da indústria que ainda não receberam seus salários desde novembro do ano passado.
O Grupo Tonon Energia teve falência decretada na última sexta-feira (6), pela justiça de São Paulo. A indústria estava sob recuperação judicial desde 2015. Petrobras vai vender três grandes gasodutos marítimos que interligam os campos do pré-sal na Bacia de Santos.
Leia também
- Petrobras anuncia venda da totalidade dos ativos na Petrobras Colombia
- Petrobras inicia venda de ativos de blocos exploratórios na Bacia do Pará-Maranhão
- Modec inicia novo processo seletivo offshore, as vagas são para Marítimos, Técnicos e Rádio Operador
O plano de recuperação judicial aprovado em 2017 para Tonon Energia, resultou no leilão de duas usinas localizadas em São Paulo, que posteriormente foram rematadas pela Raízen Energia.
-
Americanos não gostaram: Argentina de Milei fecha negócios bilionários com a China e irrita o governo de Donald Trump
-
Ar-condicionado “elimina” horário de verão: pico de consumo de energia mudou para a tarde e medida não gera mais economia, diz governo
-
TecBan habilita 24 mil caixas eletrônicos para saques com UnionPay no Brasil e aposta na comunidade chinesa e no turismo para movimentar bilhões
-
Em evento de uma hora, governo Trump lança plano pró-carvão de R$ 3 bi, mas termo “mudança climática” não foi mencionado uma única vez
Segundo representante da empresa, mesmo em crise financeira o grupo retomaria as atividades da usina em abril. Porém, desde novembro de 2019 a usina não pagou salários e 13º de 600 funcionários, agravando ainda mais a crise no pequeno distrito de Vista Alegre.
Na época em que ocorreu o pedido de recuperação judicial da empresa, maior parte da dívida da Tonon estava alocada na usina de Vista Alegre – MS, que possui capacidade de moagem de 2,5 milhões.
A confirmação da falência da Usina foi feita pelo secretário de Estado de Produção, Jaime Verruck, o mesmo destacou que a indústria Tonon de Açúcar e álcool havia solicitado pedido de recuperação Judicial, desde o ano passado.
Segundo Verruk, a informação de que a empresa teve decretação de falência pela justiça de Jaú, São Paulo, na sexta feira (6), ocorreu de forma extrajudicial.
Ele diz que o governo está preocupado com a situação. 600 trabalhadores perderão seu emprego, além disso, os mesmos não recebem salários desde novembro do ano passado.
Verruck afirma que o governo espera que um outro grupo se interesse pela compra da Usina. E lembra, que a indefinição da situação financeira da Tonon impossibilitava interessados na compra da empresa, instalada em Vista Alegre, distrito de Maracaju – MS.
O secretário garantiu que o governo vai manter a política de incentivo fiscal para que a indpustria volte a atividade o mais rápido possível.
Na avaliação do secretário da Semagro, a Tonon é moderna tem contrato no fornecimento de energia e envolve mais de mil famílias na região de Vista Alegre, em Maracaju, cidade distante a 160 quilômetros de Campo Grande.
Sobre Tonon Energia
Com mais de 50 anos de história, a Tonon EZnergia era formada pelas unidades Santa Cândida, em Bocaína (SP); Paraíso, em Brotas (SP); e Vista Alegre – MS.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.