Depois de quatro anos parada, usina termelétrica em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, retomará operações
A usina termelétrica William Arjona, situada no estado do Mato Grosso do Sul, poderá voltar às operações ainda em junho deste ano. A usina termelétrica, localizada no Distrito Imbirussu, foi assumida pelo Grupo Delta Energia. O empreendimento permaneceu 04 anos parado, sem qualquer tipo de operação.
- Brasil fecha parceria com EUA e estrangeiras de vários países miram operar no Centro Espacial de Alcântara (CEA)
- Porto de Santos sofre com falta de mão de obra qualificada; saiba o que você precisa ter para conseguir um emprego no setor
- Procurando emprego, mas não tem experiência? Heineken convoca candidatos de todas as áreas em todo o Brasil para vagas de estágio, neste dia 26 de abril
- Multinacional brasileira Ambev abre 531 vagas de emprego e estágio para todos os estados brasileiros, hoje 26 de Abril
- Energia das marés pode entrar no hall das renováveis do Brasil: Parceria com empresa dinamarquesa pode desenvolver sistema para gerar eletricidade a partir das ondas e auxiliar no setor de óleo e gás
Reativação da usina termelétrica William Arjona, no Mato Grosso do Sul
Na última quinta-feira, empresários e diretores do Grupo Delta Energia se reuniram com a Agepen (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) para informar que estão em negociações com a Petrobras, operadoras TBG e distribuidoras MSGás, para dar andamento na resolução de todos os procedimentos operacionais necessários.
Também estão em andamento as negociações com a Energisa Mato Grosso do Sul e o Operador Nacional do Sistema (ONS), sobre a energia elétrica gerada pela usina termelétrica e como ela será disponibilizada. Os executivos da Agepan estão buscando informações regulatórias, pois são clientes dos insumos e fornecimento de gás natural, que é realizado pela MSGás, monitorado pela própria Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos.
- Energia em Alta: Eneva Alcança Resultados Recordes no Terceiro Trimestre
- Adeus carvão, olá futuro! Termelétrica do Pecém anuncia transição bilionária e promete se tornar referência nacional em energia sustentável
- Governo em alerta: Petrobras planeja recompra de refinaria vendida por US$ 1,8 bilhão em 2021
- Petrobras diz ‘que não’, nega acordo e propõe revisão de venda de refinarias ao Cade em meio a mudanças no mercado!
Investimentos realizados na termelétrica
Ricardo Lisboa, sócio fundador da Delta Energia, diz que acreditaram no Mato Grosso do Sul, visando favorecimento de investimento privado, optando por investir na usina termelétrica. Ricardo diz que a meta da empresa é realizar a ativação da usina termelétrica em junho deste ano e ainda reforçou que este aporte na usina foi o primeiro empreendimento do Grupo em geração.
O diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis, diz que a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos espera promover um equilíbrio entre a relação do consumidor e provedores de serviço, além do auxiílio no desenvolvimento. Com relação às questões regulatórias, se são suficientes e necessárias, a agência se esforçará para alcançá-las.
A UTE William Arjona
A Delta Geração adquiriu a termelétrica William Arjona da Engie, anunciando a intenção de retomar a operação da usina termelétrica no segundo semestre de 2020. No final de 2017, a Engie solicitou a revogação da autorização da usina termelétrica alegando perda de viabilidade econômica.
A usina termelétrica está localizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e pode ser operada por gás natural ou diesel. O modo de operação da usina termelétrica William Arjona exige que ele seja classificado como consumidor independente e não obrigatório de gás natural, pois a usina não gera energia de forma permanente. Na ocasião, os equipamentos serão acionados pontualmente de acordo com as necessidades do sistema elétrico e a viabilidade do custo de geração de energia de todo o sistema nacional.
Sobre o Grupo Delta: A empresa diversificou seu portfólio de produtos com os investimentos realizados na usina termelétrica no Mato Grosso do Sul. Com uma história de 19 anos, a empresa passou a atuar na comercialização de energia elétrica, atuando no mercado de biocombustíveis e na estrutura de fundos de investimento em energia do Brasil.
A Delta Energia é uma das maiores comercializadoras de energia do país, com um volume médio de transações de MW de mais de 5.000, o que equivale a 8% do consumo de energia do Brasil. A Delta administra aproximadamente 2.700 MW de consumidores livres e geradores e possui mais de 500 clientes no mercado livre.