1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Usina hidrelétrica Itaipu atinge 50 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer o planeta Terra por 19 horas, o Brasil por um mês e sete dias e o Paraguai por dois anos e 11 meses!
Tempo de leitura 3 min de leitura

Usina hidrelétrica Itaipu atinge 50 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer o planeta Terra por 19 horas, o Brasil por um mês e sete dias e o Paraguai por dois anos e 11 meses!

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 11/10/2021 às 12:48
energia - usina - itaipu - hidrelétrica - binacional
Usina AM – Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional RF – Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

Marca histórica de energia alcançada no último sábado pela usina hidrelétrica Itaipu Binacional é suficiente para abastecer o mundo por 19 horas!

Apesar da crise hídrica que o Brasil está enfrentando, entre 10h e 14h do último sábado (9/10), a usina de Itaipu atingiu a marca de 50 milhões de MWh gerados no ano de 2021. Esse volume de energia seria suficiente para abastecer o planeta Terra por 19 horas, o Brasil por um mês e sete dias e o Paraguai por dois anos e 11 meses. “Em ano de seca histórica, Itaipu está operando com eficiência máxima”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira.

Leia também

De acordo com ele, um fator relevante que contribuiu para esse valor de geração foi o alto índice de produtividade da Itaipu, que está sendo fundamental para a usina hidrelétrica enfrentar um ano de escassez hídrica.

Usina hidrelétrica Itaipu atinge o melhor índice anual de energia de todos os tempos

O índice de produtividade média anual da Itaipu está, até o momento, em 1,0977 megawatt médio por metro cúbico por segundo (MWméd/m³/s), o melhor índice anual de todos os tempos. Em julho, a binacional tinha batido o recorde de produtividade mensal, com 1,1221 MWméd/m³/s.

Os índices elevados são possíveis graças ao empenho das equipes binacionais da Área Técnica, fazendo que Itaipu atenda aos requisitos energéticos dos dois países da forma mais eficiente possível, ao gerar energia no melhor ponto de operação das unidades geradoras, no qual o consumo de água é menor.

Para que isso aconteça, é necessário que as máquinas estejam disponíveis para geração, o que demanda um trabalho coordenado entre as áreas de Operação e de Manutenção da usina.

A produção de 50 milhões de MWh é suficiente para abastecer:

A produtividade é um índice calculado pela relação entre a quantidade de energia gerada e a vazão turbinada (o volume de água que passou pelas unidades geradoras, medido em metros cúbicos por segundo). É diferente da produção, que significa a quantidade absoluta de energia gerada em um determinado período de tempo (por exemplo, os 50 milhões de MWh produzidos desde o início do ano até agora).

  • O mundo por 19 horas;
  • O Brasil por 1 mês e 7 dias;
  • A cidade de São Paulo por 1 ano e 10 meses;
  • O Paraguai por 2 anos e 11 meses;
  • O Estado do Paraná por 1 ano e 7 meses;
  • A cidade de Foz do Iguaçu por 86 anos.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,8 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 11% de toda a energia consumida pelo Brasil e aproximadamente 90% do Paraguai.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos