A maior e mais poderosa turbina eólica do planeta, a Haliade-X, fabricada pela General Electric, bate recorde mundial de produção atingindo 14 MW, sendo apenas um protótipo!

Flavia Marinho
por
-
09-10-2021 12:12:30
em Energia Renovável
turbina - General Electric - Renewable - usina - eólica offshore Maior turbina eólica offshore – General Electric Renewable

A turbina eólica mais poderosa do mundo fabricada pela GE Renewable Energy será instalada no maior parque eólico offshore do mundo

GE Renewable Energy, subsidiária da gigante General Electric, revelou as conquistas da Haliade-X, a maior turbina eólica do mundo, que em 2019 foi capaz de gerar 12 MW, com o protótipo instalado provisoriamente em Roterdã. Dois anos depois, eles conseguiram pulverizar esse recorde atingindo 14 MW. A poderosa turbina será lançada neste ano 2021 e envolveu investimentos de 400 milhões de dólares!

Leia também

Vincent Schellings, Diretor de Tecnologia da GE Renewable Energy Offshore Wind, disse: “Temos o prazer de anunciar que o protótipo Haliade-X é a primeira turbina do setor a rodar com sucesso a 14 MW. Quando encomendamos nosso protótipo Haliade-X pela primeira vez, em novembro de 2019, com 12 MW, demos um grande salto na indústria. Nos últimos dois anos aprendemos muito sobre operar e otimizar o desempenho da nossa plataforma Haliade-X, permitindo-nos aumentar a plataforma para 14 MW, hoje”. Assista o vídeo abaixo e veja o funcionamento do protótipo da Haliade-X – a maior e mais poderosa turbina eólica do mundo da GE Renewable Energy.

Veja o funcionamento do protótipo da Haliade-X – a maior e mais poderosa turbina eólica do mundo em desenvolvimento pela GE Renewable Energy.

A GE Renewable Energy está comprometida em viabilizar a transição energética. Como parte dessa responsabilidade, o negócio está focado em fornecer e manter uma frota global de ativos de energia renovável, ajudando a reduzir o custo da energia renovável, garantindo a resiliência, eficiência e confiabilidade da rede e fazendo com que a energia renovável funcione de forma mais despachada.

A maior turbina do mundo tem potencial para produzir até 74 GWh de energia por ano

De acordo com a GE Renewable Energy, esta nova versão do Haliade-X, tem 107 metros de comprimento e 260 metros de altura. Com seu tamanho e levando em conta as condições ambientais, eles calculam que a turbina tem potencial para produzir até 74 GWh de energia, a cada ano.

Nas métricas da empresa, eles esperam economizar cerca de 52.000 toneladas de CO2 por ano. Isso equivale às emissões de 11.000 veículos a combustão em um ano.

Por que o esforço para tornar as turbinas maiores e mais poderosas? Significa ter que instalar menos turbinas em cada parque eólico se cada uma delas gerar mais energia. Isso significa, de certa forma, uma economia nos custos de instalação.

Haliade-X 14 MW wind

Haliade-X 14 tem seus dias contados no trono

Atualmente, detendo o recorde da maior e mais poderosa turbina eólica do mundo, a Haliade-X 14 está se preparando para sua estreia comercial. Ele será instalado em série no parque eólico offshore Dogger Bank C, cercade 130 km da costa oeste da Inglaterra. Espera-se que 87 turbinas sejam instaladas até 2026, e assim, se tornem o maior parque eólico offshore do mundo.

Mas Haliade-X 14 tem seus dias contados no trono. Embora seja a maior e mais poderosa turbina eólica no momento, ela pretende perder este título no próximo ano. No próximo ano, espera-se que a Vestas apresente seu modelo de turbina V236-15,0 MW, com efetivamente, 15 MW. Da mesma forma, na China, eles estão preparando uma maior que deve entrar em produção em 2024. Este é o MySE 16.0-242, da MingYang Smart Energy, com uma produção de 16 MW.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe