Urgente: Chevron comprará refinaria da Petrobras

Urgente: Chevron comprará refinaria da Petrobras

janeiro 29, 2019 Off Por Paulo Nogueira

A Chevron concordou em comprar uma refinaria de petróleo do Texas com um passado conturbado e espaço para lidar com o fluxo de xisto vindo de suas operações no oeste do Texas, disseram duas fontes familiarizadas com as negociações na segunda-feira.

O principal produtor de petróleo dos Estados Unidos deve divulgar o acordo para adquirir uma refinaria de 112 mil barris por dia (bpd) em Pasadena, no Texas, neste trimestre, disseram as fontes. A usina é operada pela Pasadena Refining System Inc, uma unidade da estatal petrolífera Petrobras, sediada no Texas. O porta-voz da Chevron, Braden Reddall, não quis comentar na segunda-feira. Carlos Monteiro, porta-voz da Petrobras no Rio de Janeiro, disse que qualquer comunicação sobre um acordo seria divulgada ao mercado.

Uma empresa profundamente endividada colocou a fábrica no mercado no início de 2018, depois de ter afundado mais de US $ 1,18 bilhão, desde que adquiriu sua primeira participação na operação em 2006.

As negociações da Chevron e da Petrobras foram adiadas em parte pela eleição presidencial do Brasil e pela operadora de dutos Kinder Morgan, que abandonou as negociações para operar um terminal no local como uma joint venture, disseram as fontes.

Lexey Long, porta-voz da Kinder Morgan, não quis comentar.

A Petrobras está procurando desinvestir US $ 21 bilhões em ativos para reduzir sua carga de dívidas em meio a uma série de escândalos de corrupção, incluindo alegações que foram pagas a executivos como resultado da compra em 2006 da fábrica de Pasadena.

A rápida expansão da produção de xisto dos EUA da Bacia Permiana do Oeste do Texas e Novo México agitou a demanda por nova capacidade de refino dos EUA e instalações de exportação de petróleo bruto. A produção de petróleo subiu para um valor estimado de 3,8 milhões de bpd este mês, de 1,48 milhão há cinco anos.

A Chevron, que anunciou um aumento de 150.000 bpd na produção de xisto no terceiro trimestre, disse que quer que uma segunda instalação da Costa do Golfo lide com esse petróleo bruto e forneça melhor sua rede de varejo de gasolina. A fábrica produz principalmente gasolina e destilados como diesel.

A refinaria cobre 192 acres no Houston Ship Channel e a compra inclui outros 274 acres de terminal e outras terras desmatadas disponíveis para expansão. O local possui tanques de armazenamento que podem conter 5,1 milhões de barris e um terminal marítimo para exportação.

A força de trabalho de 300 pessoas da fábrica é representada pelo sindicato United Steelworkers e se tornará funcionário da Chevron assim que o negócio for concluído.

Existem várias pequenas refinarias dos EUA no mercado. A Husky Energy Inc iniciou no início deste mês a comercialização de uma refinaria de 12.000 bpd em Prince George, British Columbia.

A Royal Dutch Shell recentemente começou a aceitar licitações para sua refinaria Sarnia, em Ontário, com 75 mil barris / dia, segundo pessoas a par do assunto. A Delta Air Lines Inc. iniciou em setembro passado a comercialização de uma participação em sua refinaria de 185 mil bpd, na Pensilvânia.

Em novembro, a CVR Energy disse que pode comprar os detentores públicos de sua unidade de refino, a CVR Refining GP, que opera refinarias em Kansas e Oklahoma. Essa decisão iria desanuviar uma parceria facilitando uma venda futura.