1. Início
  2. / Economia
  3. / Urgente! Caixa vai “congelar” por 24 horas a liberação de empréstimos aos participantes do Auxílio Brasil que solicitaram recurso nesta segunda-feira, 25
Tempo de leitura 3 min de leitura

Urgente! Caixa vai “congelar” por 24 horas a liberação de empréstimos aos participantes do Auxílio Brasil que solicitaram recurso nesta segunda-feira, 25

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 25/10/2022 às 17:33
TCU, Brasil, caixa
Foto: reprodução portal.tcu.gov.br

Decisão da Caixa aconteceu após Ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) pedir esclarecimentos sobre o consignado do Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal informou no fim da noite que, atendendo a uma orientação do Tribunal de Contas da União (TCU), congelou por 24 horas a liberação de empréstimos do consignado do Auxílio Brasil solicitados nesta segunda-feira (24).

A Caixa estabeleceu o prazo de 24 horas porque foi esse o intervalo que o TCU deu para o banco dar explicações sobre o consignado do Auxílio Brasil. Nesse período, de acordo com o tribunal, seria prudente a suspensão das concessões dos empréstimos.

“Nos contratos que foram celebrados na data de hoje, a CAIXA informa que não há previsão de liberação de valores financeiros referentes a essas solicitações, nas próximas 24 horas, cumprindo automaticamente a prudência recomendada”, informou o banco em nota.

TCU RECOMENDA SUSPENSÃO DO RECURSO

Reprodução: Youtube

O QUE O TCU DIZ?

O pedido feito à Caixa para a prestação de esclarecimentos partiu do ministro Aroldo Cedraz, do TCU. Ele sugeriu que a Caixa, caso queira, por prudência, suspenda imediatamente a liberação de novos empréstimos na modalidade consignado.

“Como medida de zelo com o interesse público, até que este Tribunal examine a documentação a ser encaminhada e a entenda apta a demonstrar não estarem presentes as graves irregularidades sugeridas na representação”.

A solicitação feita pelo Ministro Cedraz foi realizada dentro do processo, aberto a pedido do Ministério Público de Contas, que solicitou ao Tribunal uma análise dos procedimentos adotados pela Caixa para a concessão de empréstimos consignados aos beneficiários do Auxílio Brasil.

Política envolvida?

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado, declarou haver uma suposta “utilização com finalidade meramente eleitoral e em detrimento das finalidades vinculadas do banco”.

Lucas também solicitou ao TCU uma adoção de medida cautelar (urgente e provisória) determinando à Caixa que se “abstenha de realizar novos empréstimos consignados para os beneficiários do Auxílio Brasil até que essa Corte de Contas se manifeste definitivamente sobre o assunto”.

Òleo e gás: Com aumento do contratos no setor de óleo e gás offshore, empresa de logística de transporte aéreo tem crescimento de 50% em sua unidade de operação de helicópteros

Acompanhando o crescimento do setor de óleo e gás no Brasil nos últimos anos, a Líder Aviação constata forte expansão de sua unidade de negócios de operações de helicópteros, que presta serviços para este segmento.

Somente em 2022, a companhia teve um aumento de 50% no número de contratos de transporte aéreo para a indústria de óleo e gás. “Para incrementar e diversificar ainda mais essa operação da Líder, investimos na área cerca de US$ 10 milhões neste ano”, explica Junia Hermont, Chief Operating Officer (COO) da Líder Aviação.

A empresa, que é pioneira na operação de helicópteros para a indústria de óleo e gás no Brasil, terá sua frota de aeronaves desta unidade de negócios ampliada em cerca de 30% ainda este ano – para atender, entre outras, a nova base e o novo hangar em operação no estado do Rio de Janeiro. “Aliás, vale ressaltar que o Rio concentra cerca de 40% das bases da Líder para Operação de Helicópteros para indústria de óleo e gás no País”, aponta Junia.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos