Trens chegam à fase final de ajustes e Salvador se prepara para a implantação do VLT, que promete modificar a mobilidade entre centro, subúrbio e orla com tecnologia e capacidade ampliada.
Os trens destinados ao novo Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador estão na etapa final de preparação.
A última composição do modelo URBOS 100, formada por sete vagões, encontra-se na unidade da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia (SP), para a conclusão de reparos técnicos.
Segundo o cronograma oficial do governo da Bahia, as primeiras unidades devem ser enviadas para Salvador a partir de dezembro de 2025.
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O investimento para a compra dos trens soma R$ 793,7 milhões.
Em 2024, o governo da Bahia adquiriu 40 composições do governo do Mato Grosso, com pagamentos previstos em quatro parcelas anuais.
Cada composição tem sete carros e está sendo restaurada para atender aos padrões do novo modal.
Esses trens passaram a ser preparados para operar no VLT de Salvador e Região Metropolitana, incluindo adequações técnicas e atualização dos sistemas operacionais.
O transporte das composições envolveu etapas financiadas pelos governos do Mato Grosso e da Bahia.
O deslocamento inicial até Hortolândia (SP) foi custeado pela administração mato-grossense.
Já o envio das composições a Salvador será realizado pelo governo da Bahia, com previsão de quatro dias de viagem por carretas e custo estimado em R$ 11 milhões.
Características dos trens URBOS 100
Cada trem modelo URBOS 100 pode transportar até 400 passageiros.
Lançado em 2008 e fabricado pela CAF, o modelo é utilizado em diferentes cidades do mundo.
As composições contam com duas cabines, recursos para acessibilidade, ventilação e sistemas eletrônicos para segurança e comunicação.
O projeto de modernização do sistema ferroviário foi autorizado em junho de 2024, com orçamento acima de R$ 5 bilhões.
Extensão do VLT de Salvador e etapas das obras
O novo VLT irá substituir o trem do subúrbio, desativado em fevereiro de 2021.
O modal terá 40 quilômetros de extensão e 40 paradas, interligando regiões como a Ilha de São João, Subúrbio Ferroviário, centro e orla da cidade.
A obra foi dividida em três trechos simultâneos:
- Trecho 1: Ilha de São João a Estação Calçada (16,7 km), sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador.
- Trecho 2: Paripe a Águas Claras (9,2 km), executado pelo Consórcio VLT Lote 2.
- Trecho 3: Águas Claras a Piatã (10,5 km), com integração ao metrô no Bairro da Paz, a cargo do Consórcio Bahia Atlântico.
A previsão oficial é que o primeiro lote, que liga a Estação Calçada à Ilha de São João, seja entregue no primeiro semestre de 2026.
Adaptação e preparação dos trens para Salvador
Desde outubro de 2024, as composições passam por procedimentos de restabelecimento técnico-operacional e adequações específicas na unidade da CAF, em Hortolândia.
Os ajustes incluem revisão de sistemas eletrônicos, climatização, bancos e revestimentos internos.
O objetivo é adaptar os trens aos requisitos técnicos do projeto do VLT de Salvador.
Segundo o cronograma, a primeira locomotiva deve chegar à capital baiana em dezembro de 2025, com início dos testes operacionais previsto para o começo de 2026.
Acessibilidade e infraestrutura
Os investimentos para o VLT de Salvador e Região Metropolitana contemplam recursos para acessibilidade, como rampas, sinalização em braile e espaços reservados.
A proposta do projeto é ampliar a integração com outros sistemas de transporte público e facilitar o deslocamento entre diferentes regiões da cidade.
Perspectivas para a mobilidade urbana
O início da operação do VLT de Salvador prevê a oferta de um sistema com maior capacidade, integração e infraestrutura renovada.
Com a implantação do URBOS 100, a cidade passa a contar com um modal sobre trilhos voltado a atender áreas urbanas com maior fluxo de passageiros.
O projeto prevê ajustes contínuos até a entrada em operação plena das novas composições.
A chegada dos trens URBOS 100, cada um com sete vagões e capacidade para 400 passageiros, integra o planejamento do governo estadual para modernizar o transporte público e atender a demanda da população.