O caminhão movido a gás natural é da Transportadora Cavalinho e será usado para o transporte de fenol produzido pela empresa Rhodia
Como parte de projeto piloto de desenvolvimento de uso de nova matriz energética, a Transportadora Cavalinho, em parceria com a Scania, disponibilizou um caminhão movido a gás natural para o transporte de fenol produzido em Paulínia, no estado de São Paulo, pela Rhodia, empresa do Grupo Solvay, para o SI Group Crios Resinas, cujas instalações estão em Rio Claro, também no estado paulista. Veja ainda: Maior produtora de aço do Brasil, a Gerdau recebeu um caminhão movido a gás natural da Scania, para atuar nas operações de mineração, em Minas Gerais
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Projeto de substituição do diesel pelo gás natural
Na primeira fase do projeto-piloto, as empresas avaliarão o desempenho e comportamento do caminhão que usa uma fonte alternativa de combustível (gás natural) nessa rota em São Paulo. A expectativa é a de que o uso de energia mais limpa permita a redução mensal de 90% das emissões de CO2 e os veículos se tornem mais silenciosos em atividade.
Mensalmente, o total percorrido na rota entre as fábricas da Rhodia e do SI Group Crios Resinas é de aproximadamente 6 mil quilômetros. Cálculos da Transportadora Cavalinho indicam que as emissões dos caminhões a diesel alcançam 5.64 ton/CO2, enquanto o caminhão a gás natural são de apenas 0.56 ton/CO2.
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Paulo Ossani, diretor da transportadora Cavalinho, ressalta que a adoção de novas alternativas de combustíveis, como a utilização de gás natural no caminhão, no transporte de cargas é um movimento natural do setor. Paulo diz que as empresas do setor de cargas têm buscado incrementar a sustentabilidade em suas operações, por meio de iniciativas de redução, compensação e ou neutralização de emissões de carbono. Cada vez mais veremos nas cadeias produtivas a utilização de variadas fontes alternativas de combustível, completa o diretor.
O caminhão utilizado no projeto da transportadora
O caminhão Scania utilizado nesse projeto possui cavalo mecânico movido a gás natural veicular com tecnologia EURO 6, conforme a oitava fase do Proconve – Programa de Controle de Emissões Veiculares.
Segundo Reginaldo Lazari, Gerente de Supply Chain da Rhodia na América Latina, o projeto-piloto do caminhão movido a gás natural recebeu o aval da empresa após um rigoroso processo de avaliação de segurança de transporte. Reginaldo diz que tem procedimentos muito rigorosos, que o mercado de transporte de cargas já reconhece há muitas décadas, acrescentando que a Crios, cliente do fenol da Rhodia, também deu parecer favorável ao projeto de uso de gás natural no caminhão.
Confira também: Scania vende frota de caminhão movidos a gás natural para a TransMaroni, que possui a maior frota deste modelo, alternativo ao diesel
A Scania acaba de anunciar a venda de uma frota de caminhão a gás para a TransMaroni. A TransMaroni chega a 50 caminhões movidos a gás (natural e/ou biometano) da Scania e entra para a história do transporte nacional com a maior frota já adquirida desta solução alternativa ao diesel. Com o negócio, a Scania chega a marca de 150 caminhões a gás vendidos no Brasil.
A transportadora inicia um novo posicionamento, que traz a sustentabilidade como prioridade, concluindo um ciclo de investimento na ordem de R$ 50 milhões em várias ações neste campo e não apenas relativo a esta compra. A Scania, que lidera a transição para um sistema de transporte mais sustentável, atinge a marca de 150 caminhões com esta tecnologia desde o início das vendas, em outubro de 2019.
A TransMaroni adquiriu as primeiras 11 unidades da Scania em outubro de 2020. Com o desempenho do produto e a visibilidade gerada por novos negócios, a empresa resolveu comprar outros lotes menores, somando mais 39 unidades encomendadas. No total, a empresa chegou ao histórico volume de 50 caminhões a gás natural/metano.