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Transnordestina renasce com R$ 816 milhões do FDNE e promete transformar a logística e a economia do Nordeste até 2027

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 18/06/2025 às 07:55
Transnordestina
Foto: Reprodução
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Novo aporte torna FDNE acionista da ferrovia e garante continuidade das obras que vão conectar o interior ao Porto do Pecém

O Nordeste está prestes a ver uma transformação logística e econômica de grande escala. A Ferrovia Transnordestina, um dos principais projetos de infraestrutura do país, voltou a ganhar força com o apoio financeiro decisivo do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

A liberação de um crédito adicional de R$ 816 milhões, aprovada pelo Congresso, fortalece o papel da ferrovia como motor de crescimento para três estados: Ceará, Pernambuco e Piauí.

Participação acionária marca nova fase do investimento

O impulso recente no financiamento da obra foi garantido com a aprovação do Projeto de Lei nº 3 de 2025 (PLN 3/2025).

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O texto, relatado pelo senador Cid Gomes (PSB-CE), autoriza a entrada do FDNE como acionista da concessionária Transnordestina Logística S.A. (TLSA), por meio da compra de ações preferenciais no valor de R$ 816.647.541.

Esse investimento se soma a um termo aditivo anterior de R$ 3,6 bilhões, consolidando a posição do FDNE como ator central no financiamento da obra.

A aquisição das ações é vista como uma forma de garantir a continuidade das obras sem comprometer a regra fiscal do governo federal.

O recurso foi arrecadado a partir da venda de cotas do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor), em operação feita pela Bolsa de Valores brasileira (B3).

Governo aposta na valorização futura dos ativos

Segundo o secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, a escolha pela compra de ações preferenciais foi estratégica.

Essas ações podem ser colocadas à venda para capitalizar o fundo, porque o foco dos fundos regionais não é ser acionista de concessionários, é executar financiamentos estruturantes. Então, a ideia é que futuramente, quando essas ações estiverem valendo mais, o fundo poderá se recapitalizar”, explicou Tavares.

Impacto regional: obra avança em três estados

Com orçamento total estimado em R$ 15 bilhões, a Transnordestina é considerada a espinha dorsal do Novo PAC no Nordeste.

O traçado da ferrovia ligará o Terminal Intermodal de Cargas do Piauí ao Porto do Pecém, no Ceará, passando também por Pernambuco. A extensão total será de aproximadamente 1.750 km.

A obra já tem 75% de sua primeira fase concluída. Mais de 3.500 trabalhadores atuam atualmente nos canteiros de obra, com um volume de execução mensal superior a R$ 120 milhões.

Segundo o governo, todos os lotes até o Porto do Pecém já estão contratados.

A expectativa é que a ferrovia inicie operações em 2025, com uma fase de comissionamento e transporte inicial de cargas como soja, milho, farelo de soja e calcário.

Isso vai permitir ao Nordeste escoar parte significativa da sua produção agrícola e mineral por um modal mais eficiente e competitivo.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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