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Toyota não vai investir em motores híbridos a diesel e mira bilhões em motores a gasolina nos maiores mercados globais

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 01/12/2024 às 02:24
Toyota não vai investir em motores híbridos a diesel e mira bilhões em motores a gasolina nos maiores mercados globais
Montadora japonesa descarta motores híbridos a diesel, aposta em motores a gasolina com sistemas híbridos avançados e foca em EUA e China, mercados que somam mais de 50% das vendas globais. (Imagem: Reprodução)

Toyota não vai investir em motores híbridos a diesel. Montadora japonesa reforça foco em alternativas a gasolina para mercados globais como EUA e China

A Toyota não vai investir em motores híbridos a diesel, reafirmando sua preferência por tecnologias baseadas em motores a gasolina para sistemas híbridos mais avançados. Conhecida por explorar alternativas aos carros elétricos, a Toyota deixa claro que a aposta nos híbridos a diesel não faz parte dos planos da empresa a longo prazo, mesmo para seus icônicos modelos como o Land Cruiser.

Keita Moritsu, engenheiro-chefe do novo Land Cruiser Prado 250 Series, explica que a decisão está alinhada aos desafios dos regulamentos globais de emissões e eficiência energética. “Em todo o mundo, o diesel é, obviamente, um motor muito importante para o Land Cruiser. Mas, com os regulamentos mundiais, o motor a gasolina ou a gasolina é a melhor tecnologia”, afirmou Moritsu. Para ele, os motores a gasolina oferecem um equilíbrio ideal quando combinados com eletrificação.

Engenheiro da Toyota Austrália diz que os desafios técnicos e custos não justificam o investimento

O motivo é prático: sistemas híbridos usam motores elétricos para fornecer torque adicional em baixas rotações, algo que os motores a diesel já fazem naturalmente. Dessa forma, o benefício de eletrificação acaba sendo menor. Ainda que existam esforços para adaptar os híbridos a diesel a faixas médias de rotação, como sugerido pelo engenheiro da Toyota Austrália, Russel Tomlinson, os desafios técnicos e custos não justificam o investimento, segundo a empresa.

Mesmo as versões híbridas leves, como o sistema de 48 volts do motor 2.8 a diesel, são tratadas com distanciamento pela Toyota, que prefere chamá-las de “V-Active”, marcando a diferença em relação aos híbridos a gasolina, considerados mais completos e potentes.

Toyota não vai investir em motores híbridos a diesel e mira bilhões em motores a gasolina nos maiores mercados globais
A Hilux híbrida no Brasil usa um sistema híbrido leve de 48 volts, chamado “V-Active”, que combina um motor a diesel com um gerador elétrico para ganho de eficiência. No entanto, esse sistema não é considerado pela Toyota como um híbrido completo, sendo diferente dos híbridos avançados com motores a gasolina mencionados na notícia.

Prioridade da montadora japonesa está voltada para os veículos com motores a gasolina

A prioridade da montadora japonesa está voltada para os mercados americano e chinês, onde a demanda por veículos com motores a gasolina e sistemas híbridos cresce rapidamente. “Especialmente para os mercados americano e chinês, nossa prioridade é o [desenvolvimento do motor] a gasolina no momento. E é por isso que aplicamos o sistema híbrido ao motor a gasolina”, completou Moritsu.

Com essa estratégia, a Toyota reforça sua postura de alinhar inovação com viabilidade de mercado, mirando no desenvolvimento sustentável sem abrir mão da eficiência e da performance.

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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