As montadoras globais e empresas de tecnologia estão acelerando o ritmo quando se trata de construir fábricas e se preparar para o que muitos acreditam ser uma transição rápida de motores de combustão para carros elétricos.
Na segunda-feira, Toyota, Stellantis, Foxconn, Ford e Volvo fizeram anúncios sobre componentes de veículos elétricos ou planos para levantar capital para financiar a transição. Os movimentos antecedem os planos anteriores da Ford e General Motors, para construir cinco fábricas de baterias nos Estados Unidos, em antecipação à mudança para carros elétricos.
Leia também
Mercado de carros elétricos cresce ao redor do mundo e Toyota investe em nova fábrica
Atualmente, apenas 4,8% dos cerca de 80 milhões de veículos novos vendidos globalmente funcionam exclusivamente com eletricidade, de acordo com a LMC Automotive. Mas a consultoria Alix Partners prevê que isso aumentará para 11% em 2025 e 24% em 2030. Se forem incluídos os híbridos plug-in gás-elétrico, que podem viajar curtas distâncias apenas com eletricidade, esse número sobe para 28% em 10 anos.
Simultaneamente, a Alix Partners prevê que as vendas globais de veículos movidos a gasolina e diesel cairão dos atuais 89% para cerca de 39% até 2030. Os híbridos gás-elétricos, que funcionam com gasolina e eletricidade ao mesmo tempo, aumentam de 7% atualmente para 33% em 2030.
-
Tiggo 7 é melhor que BYD Song, Haval H6 e Jaecoo 7? SUV híbrido plug-in com 317 cavalos chama atenção pelo custo-benefício e equipamentos de série
-
O motor inquebrável da Toyota: o lendário 2.8 turbodiesel da Hilux que roda mais de 500 mil km sem dores de cabeça
-
7 carros com desconto de até R$ 60 mil em 2025: Nissan, BYD, Jeep e Fiat oferecem motor turbo, câmbio automático e bônus por troca
-
Citroën ressuscita a linha XTR no C3 e Aircross com motor 1.0 turbo de até 130 cv, câmbio CVT de 7 marchas, interior exclusivo e posição de topo da gama ainda em 2025
“Todos nós estamos tentando determinar como os clientes aceitarão os veículos elétricos”, disse Chris Reynolds, diretor administrativo da Toyota na América do Norte, em uma entrevista à The Associated Press. “Não sabemos ao certo, mas temos que estar prontos.”
Nova fábrica da Toyota
A Toyota disse que planeja construir uma nova fábrica de US $ 1,29 bilhão nos Estados Unidos para fabricar baterias para veículos híbridos e totalmente elétricos. O local não foi anunciado, mas a empresa disse que eventualmente empregará 1.750 pessoas e começará a fabricar baterias em 2025, expandindo gradualmente até 2031.
A fábrica faz parte dos US $ 3,4 bilhões que a Toyota planeja gastar nos Estados Unidos, em baterias automotivas durante a próxima década. Ele não detalhou onde os US $ 2,1 bilhões restantes seriam gastos, mas parte disso provavelmente irá para outra fábrica de baterias.
Stellantis e LG Energy Solution destacaram na segunda-feira, que planejam construir uma fábrica de baterias para ajudar a montadora a obter 40% de suas vendas nos EUA, de veículos que funcionam, pelo menos parcialmente, com eletricidade até 2030. As montadoras não revelaram onde a planta será construída.
Também na segunda-feira, a empresa taiwanesa que fabrica smartphones para a Apple e outros, Foxconn Technology, destacou que iria produzir carros elétricos e ônibus para marcas automotivas na China, América do Norte, Europa e outros mercados.
Montadoras começam a seguir o modelo de negócios da Tesla e Ford
As mudanças começaram a surgir logo após a Ford e a General Motors anunciarem, recentemente, grandes investimentos em fábricas de baterias nos Estados Unidos.
A GM planeja construir fábricas de baterias em Ohio e Tennessee, enquanto a Ford tem planos para fábricas em Tennessee e Kentucky. A Toyota formará uma nova empresa para administrar sua nova fábrica de baterias de carros elétricos nos Estados Unidos com a Toyota Tsusho, uma subsidiária que agora fabrica uma série de peças para a montadora.
A empresa também ajudará a Toyota a expandir sua cadeia de suprimentos nos Estados Unidos, bem como aumentar seu conhecimento sobre baterias automotivas de íon-lítio.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.