Toyota, assim como a BMW e Tesla decidiu lançar o seu novo sistema de armazenamento de energia de veículos eletrificados que pode funcionar principalmente quando há apagões.
Seguindo o mesmo caminho de outras montadoras, como a Tesla e a BMW, a japonesa Toyota anunciou na semana passada (03), o lançamento do seu novo sistema de armazenamento de energia que tem como base as baterias de veículos eletrificados para uso em casas, com base no conceito de vida útil segura e longa, alto desempenho e bom custo benefício. É importante lembrar que, embora a Toyota não tenha lançado um grande sucesso em carros elétricos, produz híbridos há muito tempo, sendo assim, conta com uma ótima experiência com baterias de tração.
Bateria de armazenamento de energia da Toyota é de 8,7 kWh
De acordo com a montadora, o sistema com base em baterias de veículos eletrificados, que recebeu o nome de Kyuden O-Uchi, foi desenvolvido com muitos anos de experiência em carros elétricos, assim como peças embarcadas. O equipamento será utilizado para uso normal, ou seja, eletricidade fora do pico, carregamento de veículos eletrificados e suporte de sistemas fotovoltaicos domésticos.
Além de ser, também, uma fonte de emergência de eletricidade, durante as quedas de energia geradas por desastres naturais. A capacidade de armazenamento de energia da bateria é de 8,7 kWh, enquanto sua potência é de até 5,5 kW. Em seu comunicado oficial, a montadora não afirma se é possível combinar várias unidades em um único sistema de armazenamento de energia para se obter uma maior capacidade ou potência.
- TVS APACHE 160 2025 chega no mercado desbancando rivais de peso: Tecnologia de ponta, potência superior e estilo ousado que deixam Titan e Dominar 160 para trás
- Fique de olho! Lista atualizada das motos mais roubadas de São Paulo
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
Um elemento interessante no Sistema Toyota O-Uchi Kyuden é a capacidade bidirecional do veículo para a residência (até 1,1 kW de potência) com uso de uma entrada de carregamento para corrente alternada e um adaptador especial.
Veículos eletrificados da Toyota funcionam como bateria
De acordo com uma nota oficial da empresa, o sistema de armazenamento de energia da Toyota suporta o fornecimento de eletricidade de veículos eletrificados HEV, BEV, FCEV e PHEV a 100 V AC, e também pode utilizar energia armazenada em veículos elétricos como fonte de alimentação de backup durante quedas de energia, gerando uma maior tranquilidade aos usuários.
Os veículos eletrificados da marca japonesa também podem disponibilizar energia por meio de tomadas através de tomadas AC (100V) a bordo. Com o uso de um roteador LAN sem fio, vinculado a um condicionador de energia híbrido e a um aplicativo, também há a possibilidade de visualizar o status e alterar as configurações do sistema.
Pelo menos neste começo, o Sistema Toyota O-Uchi Kyuden está disponível apenas no país de origem da montadora, que começou a receber encomendas recentemente, enquanto as vendas terão início em agosto, por meio de construtoras em geral.
Montadora tem planos para o mercado global de hidrogênio verde
Além da nova tecnologia de armazenamento de energia, a montadora também está apresentando um protótipo funcional de um cartucho carregado de hidrogênio que pode ser levado para qualquer lugar. De forma básica , a montadora japonesa planeja promover o uso dessa energia para diversas atividades dentro e fora de casa, indo bem além dos veículos.
Esses cartuchos são cilindros com 400 mm de comprimento e 180 mm de diâmetro com um peso alvo de 5 kg quando estão cheios.
Os dispositivos podem transportar cerca de 3,3 kWh de energia útil, de acordo com a Toyota, podendo depender da eficiência da célula de combustível externa usada para a conversão do hidrogênio de volta em eletricidade. Para tornar o transporte ainda mais fácil, pequenas alças na parte de cima dos cartuchos foram projetadas.