Texas inova no mercado de energia solar ao utilizar 3.000 ovelhas para manutenção de painéis solares. Entenda como esta iniciativa alavanca o setor de energia renovável.
O pastor de ovelhas Jr Howard nunca imaginou que a instalação de uma das maiores usinas de energia solar do mundo perto de sua casa acabaria sendo uma oportunidade única de negócio. Apesar de ser o principal produtor de petróleo dos Estados Unidos, o Texas tem feito uma das apostas mais fortes do país em energia renovável, ao ponto de ultrapassar a Califórnia na produção solar. Entenda como os EUA usa 3.000 ovelhas para manutenção de painéis solares.
Texas usa 3.000 ovelhas para manutenção dos painéis solares
No condado de Milam, nos arredores de Austin, fica o quinto maior parque de energia solar fotovoltaica do mundo. Sendo de propriedade da SB Energy, esta instalação cobre 1.600 hectares de terras rurais em painéis solares, gerando até 900 MW de energia renovável.
Sob a sombra de centenas de milhares de painéis solares, não se proliferam apenas insetos antes ameaçados, como é o caso das abelhas. A grama também cresce de forma saudável, fazendo com que haja manutenção regular.
A indústria de energia solar tende a depender de cortadores de grama movidos a gás para remover a grama, o que vai contra o propósito essencial da energia renovável.
Contudo, a responsável pela usina com milhares de painéis solares optou por uma solução muito mais sustentável e tradicional para a manutenção de suas terras: o uso de um rebanho de 3.000 ovelhas para manutenção no Texas.
Entenda por que a SB Energy utilizou ovelhas para a limpeza de painéis solares
Além dos benefícios econômicos, utilizar 3.000 ovelhas para manutenção é viável por que elas alcançam gramíneas que os cortadores de grama não conseguem atingir, como as que crescem em pequenas fendas. Contudo, não menos importante: as ovelhas mastigam alegremente, seja qual for o dia, faça chuva ou faça sol.
Entretanto, a proliferação de animais pastando em fazendas solares não acontece apenas nesta instalação no Texas. Muito pelo contrário, isto faz parte de uma tendência muito mais extensa na indústria agrivoltaica, às vezes chamada de “pastoreio solar”, como já foi possível ver na Austrália.
Para JR Howard, o uso de 3.000 ovelhas para manutenção dos painéis solares mudou sua vida. Seu negócio de criação de ovinos foi industrializado e hoje ele conta com 8 mil animais e 27 funcionários. Uma imagem que também acontece em 27 estados dos Estados Unidos, segundo a American Solar Grazing Association, que reporta 60 novos projetos agrovoltaicos com pastoreio de pequenos herbívoros.
A indústria de energia solar é uma oportunidade única para os pastores de ovelhas, que viram o negócio de lã e da criação de animais declinar, em geral. A agrivoltaica possibilita aproveitar os terrenos ensolarados tanto para gerar energia quanto para manter a pecuária, rebanhos de cabras e ovelhas ou cultivar alimentos.
Austrália obtém resultados positivos em energia renovável com pastoreio
O uso de ovelhas entre os painéis solares é uma prática cada vez mais comum. Pesquisas examinaram os benefícios do pastoreio de ovelhas entre painéis solares e tiveram um resultado impressionante em uma usina de energia solar em New South Wales, Austrália.
O foco do estudo, realizado pela Lightsource bp e pela EMM Consulting, era determinar se qualidade da lã era superior.
O estudo consistiu de 3 anos de análises com 1.700 ovelhas Merino divididas entre os grupos de ovelhas que pastam em piquetes tradicionais e o outro em uma fazenda solar. O resultado da pesquisa concluiu que o pastoreio das ovelhas entre os painéis de energia solar melhora a qualidade da lã.
Quando o ser humano utiliza a inteligência para o bem o Planeta e a Vida agradecem.
A
Muito interessante proposta. Agora as ovelhas no Texas pode assim aposentadoria vão direto virar carne assada. Só coisa boa.