A Tesla anunciou o projeto Redwood, um carro elétrico mais acessível que visa competir com a BYD, a líder de vendas de veículos elétricos no mundo. O projeto está previsto para ser concluído em 2025.
A Tesla perdeu a liderança de vendas de carros elétricos para a BYD no último trimestre de 2023, mas está se preparando para dar a volta nessa corrida. Em resposta aos resultados do último ano, Elon Musk, CEO da companhia, anunciou o projeto Redwood, um carro elétrico mais acessível planejado desde 2020. Com previsão de conclusão até 2025, a Tesla planeja produzir cerca de 10 mil carros elétricos acessíveis por semana a partir de junho desse ano, competindo diretamente com a BYD e expandindo suas operações para locais como Austin, Berlim e possivelmente a Índia. Assim, a companhia planeja retomar a sua posição no mercado dos veículos elétricos.
Veja como poderá ser o novo veículo elétrico acessível da Tesla
Queda nas vendas de carros elétricos motivou o novo projeto
No último trimestre de 2023, a Tesla foi superada pela BYD como a maior vendedora de veículos elétricos no mundo.
Agora, Elon Musk está determinado a recuperar o posto de liderança e contra-atacar a companhia chinesa.
- É por isso que o motor do carro vibra na partida?
- Ford reduz preços de seus veículos em até 18% na Argentina após medida do presidente Milei
- General Motors cria sistema de demissão peculiar: os 5% piores saem! Modelo tem gerado polêmica
- Montadora dona da Fiat, Citroen, Jeep e outras vai abrir 1500 vagas de emprego no Brasil e lançar marca chinesa no país
Para enfrentar a concorrência e conquistar a parcela de mercado perdida, Musk revelou planos de lançar um carro elétrico mais acessível, conhecido internamente como projeto Redwood.
A iniciativa está em desenvolvimento desde 2020 e visa oferecer um veículo elétrico que atenda a uma faixa mais ampla da população.
De acordo com fontes do Automotive News Europe, o projeto Redwood está programado para ser concluído até 2025.
A proposta é lançar um carro elétrico que concorra diretamente com a BYD, com um preço em torno de US$ 25 mil, garantindo mais acessibilidade em comparação com o Model 3, atualmente o modelo mais acessível da Tesla nos Estados Unidos.
Tesla já se prepara para lançamento do projeto Redwood no mercado para bater de frente com a BYD
Novas fontes confiáveis do mercado global indicam que a Tesla já está em andamento com a produção do projeto Redwood.
A empresa planeja fabricar cerca de 10 mil carros elétricos acessíveis por semana a partir de junho de 2025
As operações devem começar na Gigafábrica em Austin, Texas, com a possibilidade de expansão para instalações em Berlim, Alemanha, e futuramente na Índia.
O objetivo é adentrar mercados que já são conhecidos pela boa aceitação de modelos elétricos.
Atualmente, o Model 3 é o modelo mais econômico da Tesla, com versões disponíveis a partir de US$ 38.990 nos Estados Unidos.
Agora, a estratégia de Musk é clara: competir diretamente com a BYD, oferecendo um veículo mais acessível para a população americana.
Dessa forma, a companhia está, mais do que nunca, focada no crescimento de mercado para 2024.
Fonte: CanalTech