1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Tesla, do bilionário Elon Musk, continua dominando o mercado, mas competição de carros elétricos aumenta
Tempo de leitura 3 min de leitura

Tesla, do bilionário Elon Musk, continua dominando o mercado, mas competição de carros elétricos aumenta

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 30/04/2022 às 19:01
Atualizado em 01/05/2022 às 22:20
Elon Musk tesla veículos elétricos carros elétricos
Foto: Tesla

A empresa do bilionário Elon Musk continua sendo o grande nome do mercado de carros elétricos no mundo. Porém, a tendência é que essa vantagem diminua nos próximos anos

Dados divulgados recentemente pela Kelley Blue Book, empresa de avaliação de veículos e pesquisa automotiva, mostrou que o mercado de carros elétricos continua tendo um dono: a Tesla. Os materiais mostram que a empresa do bilionário Elon Musk foi responsável por 75% das vendas de carros elétricos no primeiro trimestre de 2022. 

A Tesla continua sendo o grande nome do setor de veículos elétricos nos Estados Unidos, principal mercado do mundo. Em 2020, a empresa de Elon Musk representava 79% dos veículos vendidos. Em 2021, os números caíram para 69% devido à escassez de componentes importantes para a fabricação dos carros. Todavia, os números do trimestre mostram uma recuperação das vendas da empresa. 

Nos Estados Unidos, a Tesla conseguiu entregar 310.048 carros elétricos nos três primeiros meses do ano. Além disso, a companhia possui três, dos dez veículos elétricos mais vendidos. Por hora, os modelos Model Y e o Model 3 são os veículos elétricos mais vendidos. Além disso, a diferença do segundo para o terceiro lugar é grande. Enquanto a Tesla vendeu 43.707 Model 3 no trimestre, a Ford venceu apenas 6.734 Mustang Mach-E. 

  1. Tesla Modelo Y 
  1. Tesla Modelo 3 
  1. Ford Mustang Mach-E 
  1. Tesla Model X 
  1. Hyundai Ioniq 5 
  1. Kia EV6 
  1. Tesla Model S 
  1. Nissan Leaf 
  1. Kia Niro 
  1. Audi e-Tron 

O resultado da Tesla seria ainda melhor caso a empresa não tivesse sofrido com as consequências do fechamento da fabrica Giga Shanghai no final do trimestre devido a um surto de Covid-19. A Tesla está trabalhando para aumentar drasticamente a sua produção de veículos elétricos. Neste ano, a empresa espera produzir cerca de 1,5 milhão de veículos. Para o próximo ano, é esperado o lançamento oficial do tão esperado Cybertruck, Semi e Roadster. 

Outras empresas buscam ameaçar a hegemonia da Tesla 

Se antes a Tesla era o grande player do setor, outras grades empresas estão investindo bilhões para acabar com a hegemonia da empresa. Recentemente, a Ford destacou que a meta é superar a Tesla em número de vendas já nos próximos anos. 

O aumento da concorrência é provado com os números. Em 2021, os americanos compraram apenas 18 modelos diferentes de carros elétricos, porém, o número saltou para 32 modelos diferentes no trimestre. 

Mesmo com o crescimento, os veículos elétricos representam apenas uma pequena fatia do mercado global de veículos. Hoje, apenas 5% dos veículos vendidos no mundo são movidos a energia. Porém, como os países estão buscando reduzir as emissões de carbono, esse número deve saltar nos próximos anos. 

Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos