Termelétrica do Porto do Pecém, no Ceará coloca ônibus que usa energia solar para rodar nas ruas
Graças a EDP e a termelétrica do Porto do Pecém – uma empresa multinacional de energia, se fez chegar o futuro do transporte coletivo rodoviário à base de energia solar, no Ceará. Controlada por capitais portuguesas a EDP tem já parte de sua equipe de trabalhadores da Usina Termelétrica do porto do Pecém usufruindo do ônibus 100% movido a energia fotovoltaica, e que está sendo operada pela locadora de veículos do Ceará, a Gertáxi.
Leia também
O modelo contém baterias que possibilitam autonomia de mais de 300 km, e nasceu de um investimento de mais de R$ 4,80 milhões.
A ideia do ônibus movido a energia solar veio do fruto da parceria da EDP com a Unesp e Porto do Pecém
A ideia principal de usar o veiculo a base de energia fotovoltaica, nasceu da parceria da EDP com a Unesp. O projeto físico do veículo, mas, o projeto de desenvolvimento foi a partir da BYD Brasil, de nacionalidade Chinesa, que o projetou sobre um dos seus chassis acoplado a uma carroceria da empresa de veículos Marcopolo.
-
Brasil pode liderar exportações globais de hidrogênio verde até 2030, mas especialistas alertam: ‘risco de repetir o erro histórico do minério e virar apenas fornecedor barato’ para Europa e China
-
Do sertão para o mundo: multinacionais da Europa, China e Austrália investem bilhões em usinas solares e eólicas no Nordeste para transformar vento e sol em hidrogênio verde e colocar o Brasil na vitrine global da energia limpa
-
Porto do Pecém abre nova rota com a China em 2025: viagem cai de 60 para 30 dias e negócios bilionários colocam o Brasil no centro da logística globa
-
Portos de Pecém e Suape passam por transformação bilionária para exportar hidrogênio verde. Obras, usinas e contratos prometem colocar Brasil no centro da revolução energética
O primeiro veiculo dessa linha, totalmente à base de energia solar, já está em circulação entre Fortaleza e o porto do Pecém (CIPP), fazendo o transporte dos funcionários da UTE Pecém, da EDP. Não há duvidas que daqui a uns 4 anos, serão esses veículos movidos a energia solar, que estarão fazendo circulação pelas ruas das cidades, o que deixará o ar bem menos poluído, como se é hoje.
O modelo do ônibus movido a energia solar possui 189 módulos fotovoltaicos (placas solares)
As baterias do modelo são recarregadas a partir de uma micro usina de energia solar fotovoltaica, dentro do estacionamento da empresa.
O equipamento que foi inaugurado em junho desse ano, possui 189 módulos fotovoltaicos (placas solares), que tem capacitação de geração de energia elétrica, por ano, em torno de 104.600kWh, por meio da luz solar.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.