Transportadora Brasileira Gasoduto – TBG firma contrato de curto prazo com a Petrobras para realizar o transporte de gás natural
A TBG que ira transportar gás natural para o Brasil junto a Petrobras é dona do Gasbol, gasoduto que importa gás natural da Bolívia e atende à região Centro-Sul do país. Oferta começa com contratos trimestrais e mensais de capacidades disponíveis na rede, mas há previsão de contratação até mesmo de serviços diários.
Leia também
“Este é um modelo consagrado no mercado europeu e, no Brasil, a TBG é pioneira, ou seja, é a primeira e única a ofertar esse tipo de produto relacionado ao mercado e realizar transporte junto a Petrobras de gás natural. Os produtos de curto prazo promovem a flexibilização da contratação e geram liquidez no mercado”, explica o diretor-presidente da TBG, Erick Portela.
Transportadora Brasileira Gasoduto – TBG fecha contrato com a Petrobras
A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) fechou os primeiros contratos de Produtos de Curto Prazo com a Petrobras, visando a prestação de serviço de transporte em janeiro de 2021 para as saídas do duto em Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
Ambas contratações, que somadas preveem o transporte diário de 495 mil metros cúbicos de gás natural, são na modalidade Extraordinária, informou a companhia.
A contratação
A contratação desse tipo com a Petrobras não exige chamada pública, ao contrário dos contratos firmes, e pode ser extinta ou reduzida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Os Produtos de Curto Prazo representam um modelo de negócio inédito no Brasil, que tem como objetivo atender as expectativas do mercado ao possibilitar que o transporte de gás natural possa ser realizado por meio de contratos diários, mensais ou trimestrais.
Segundo a TBG, outras cinco empresas estão avaliando a contratação dos Produtos de Curto Prazo da transportadora de gás natural, mas não revelou quais seriam.