Volvo anuncia que o modelo SUV XC40, que antes era um carro a combustão, agora só será vendido como carro elétrico e estima que as suas vendas cresçam até 10% no próximo ano
A Volvo Car Brasil, importadora da montadora sueca no país, anunciou que a partir desta semana todos os modelos SUV XC40, seu carro líder de vendas no Brasil, deixará de ser um carro a combustão e passa a ser carro elétrico. Vale ressaltar que, além da versão a combustão, as versões híbridas também serão tiradas de linha. A Volvo observa a iniciativa com o SUV XC40 como o maior anúncio de eletrificação já feito no Brasil, tendo em vista que o modelo é responsável por mais de 40% de todas as vendas da empresa no mercado nacional atualmente.
Leia também
Volvo estima um aumento de emplacamentos do modelo XC40
Com a nova medida, a montadora sueca espera que o volume de emplacamentos do SUV XC40 cresça em média de 8% a 10% no próximo ano, fazendo do modelo o carro elétrico mais vendido no território brasileiro, posto ocupado pelo Porsche Taycan atualmente.
Até então, o ex carro a combustão é comercializado em versão única de acabamento, por R$ 389.950. O modelo conta com dois motores elétricos com um torque de 33,6 kgfm e 204 cavalos de potência cada, um traseiro e um dianteiro, que geram tração integral e, juntos, ofertam ao carro elétrico 408 cavalos de potência e 37,3 kgfm de torque combinados. Apenas o conjunto de baterias do modelo pesa mais de 500 kg, e gera uma autonomia de até 418 km, com uso prioritariamente urbano.
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Para a surpresa dos fãs, Yamaha lança a nova Ténéré 700 2025 com visual renovado e tecnologia de ponta!
- Brasil, o país onde tirar a CNH é um verdadeiro pesadelo! Ficando em 2º lugar no ranking mundial, considerado um país extramente difícil de conseguir tirar a habilitação
- Toyota 4Runner TRD Surf Concept surpreende como picape baseada em SUV: um projeto que traz o verão para o asfalto
Volvo investe R$ 10 milhões em postos de recarga para carros elétricos no Brasil
A montadora Sueca aproveitou o anuncio da eletrificação do SUV XC40 para divulgar um projeto de implementação de postos de recarga rápida do tipo DC em rodovias de todas as regiões do Brasil nos próximos anos.
Ao todo, a marca está investindo R$ 10 milhões e o projeto será dividido em cinco fases. Na primeira, serão implementados 13 postos DC de 150 kW na Região Sudeste, nos estados de São Paulo, que contará com dez postos para carros elétricos, Minas Gerais, com dois e Rio de Janeiro com apenas um.
Segundo a empresa, os postos cobrirão 3.350 km de rodovias e ficarão em postos de serviço de grande rotatividade, como Frango Assado e Graal, e serão abertos a veículos de qualquer marca.
Postos da Volvo podem recarregar 80% da bateria do SUV XC40 em apenas 35 minutos
Cada totem possuirá dois plugs do tipo 2 e permitirá carregar 80% das baterias de um carro elétrico como o ex a combustão em apenas 35 minutos. As instalações dos 13 postos da primeira fase devem ser finalizados em abril do próximo ano.
Além disso, em São Paulo a Volvo implementará outros 52 wallbox de carga lenta, corrente AC ou alternada, de 11 kW, nos chamados Serviços de Atendimento aos Usuários, postos de atendimento emergencial espalhados por rodovias do Estado. A missão da montadora é ter sua frota comercializada no Brasil eletrificada até 2025, chegando em 100% em 2030.