Novo Peugeot 2008, fabricado na Argentina, obteve só uma estrela no Latin NCAP, com críticas à segurança estrutural
O novo Peugeot 2008, fabricado na Argentina e lançado no Brasil em 2024, foi avaliado pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP). O SUV compacto surpreendeu negativamente ao receber apenas uma estrela no teste de segurança, quase a menor nota possível na escala de avaliação.
Desempenho nos testes de proteção
A nota reflete o desempenho limitado do modelo nos diferentes critérios analisados. O Peugeot 2008 conta com quatro airbags. No teste, ele obteve 42% de proteção para ocupantes adultos, 59% para crianças, 54% na proteção de pedestres e 56% na assistência à segurança.
Segundo o relatório do Latin NCAP, a proteção para a cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro dianteiro foi considerada boa. No entanto, a proteção do tórax do motorista foi classificada como fraca.
-
Financiamento do Corolla Cross XR: entrada de R$ 100 mil, parcelas de R$ 2.437 e juros de R$ 57 mil em 60 meses
-
CEO da Ford admite derrota: China já domina os carros elétricos com BYD, Xiaomi e Huawei, e nem mesmo a Tesla é rival
-
SUV elétrico vietnamita desafia limites: Lạc Hồng 900 LX suporta 400 tiros a laser, fuzis com munição perfurante e explosão de 2 granadas
-
5 carros usados que mecânicos recomendam distância: Ford, Chevrolet, Peugeot e Fiat lideram a lista dos mais problemáticos
Os joelhos do motorista receberam avaliação adequada, mas o joelho esquerdo do passageiro dianteiro teve proteção marginal, devido ao risco de impacto com estruturas perigosas localizadas atrás do painel.
Problemas estruturais identificados
Outro ponto de destaque foi a avaliação da estrutura do compartimento de passageiros. O Latin NCAP apontou que ela se mostrou instável e incapaz de suportar cargas maiores em caso de acidentes mais severos.
No teste de impacto lateral, porém, os resultados foram melhores: houve boa proteção para cabeça, abdômen, tórax e pelve.
Equipamentos de segurança influenciam a nota
A ausência de alguns equipamentos de série também pesou na avaliação. O Peugeot 2008 oferece o sistema de frenagem automática de emergência (AEB), mas apenas como item opcional.
Por não ser um equipamento de série, o modelo não atende aos requisitos mínimos de proteção exigidos pelo Latin NCAP.
Essa não foi a primeira vez que o Peugeot 2008 passou pelos testes do Latin NCAP. A geração anterior, testada em 2021, havia recebido duas estrelas. Com a nova geração, o desempenho caiu ainda mais, ficando em apenas uma estrela.
Características técnicas e preços do Peugeot 2008
O novo Peugeot 2008 passou por mudanças importantes. Agora produzido em El Palomar, na Argentina, o SUV deixou de lado os antigos motores 1.6 aspirado e turbo, sendo equipado com motor 1.0 turbo de três cilindros, capaz de gerar 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é automático CVT com simulação de sete marchas.
Em relação ao tamanho, o modelo cresceu. Mede 4,30 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,55 metro de altura e 2,60 metros de entre-eixos. O porta-malas comporta 434 litros.
Os preços variam entre R$ 130.990 e R$ 160.990, dependendo da versão escolhida.
Com informações de Auto Esporte.